UFRGS – Pesquisador propõe novos paradigmas para avaliação da educação superior

UFRGS – Pesquisador propõe novos paradigmas para avaliação da educação superior

O presidente para a América Latina e Caribe da Global University Network for Innovation (GUNI/Unesco), Axel Didriksson, foi o palestrante principal do Simpósio de Avaliação da Educação Superior (AVALIES), nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, na Sala 2 do Salão de Atos. Em sua fala, ele propôs o debate de uma mudança paradigmática nos sistemas de avaliação da Educação Superior. A moderação da mesa foi realizada pelo vice-reitor Rui Vicente Oppermann.

Didriksson, que é membro do Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación (IISUE), da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), apontou para as mudanças realizadas no mundo a partir de 1980 e as transformações que causaram na economia, na ciência, na tecnologia e na política. Para o mexicano, as transformações estão em processo e refletem diretamente na produção do conhecimento. Nesse sentido, “é preciso repensar estruturas, meios e modelos nas avaliações na Educação Superior”, afirmou.

Na defesa de uma atualização nos processos de processos de organização dos conhecimentos e das aprendizagens, o pesquisador aponta três movimentos: 1) aprender como – manejo de competências; 2) aprender a ser – valores, cidadania; e 3) aprender sobre o que vem – compreender a complexidade e formar-se para a resolução de novos problemas, para a inovação. Ele ressalta que esse processo se junta à mudança na gestão dos processos e resultados educativos e acadêmicos.

 

Ascom UFRGS

Foto:Ascom UFRGS

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