UFRGS promove painel sobre a mulher no futebol

A Editora da UFRGS promove no dia 30 de janeiro o painel “Mulheres na área: liberdade e empoderamento pela prática do futebol”, dentro da programação do Fórum Social Mundial 2019. A atividade será conduzida pela cientista social e jornalista Cláudia Samuel Kessler, organizadora do livro “Mulheres na área: gênero, diversidade e inserções no futebol”.

A iniciativa do painel relaciona-se ao projeto da editora “Leia, escreva e publique como uma mulher”, lançado em 2018, para valorizar e dar visibilidade à produção intelectual e às trajetórias das mulheres que fazem parte da história da editora. O projeto busca reconhecer as mulheres como protagonistas na construção do conhecimento para um mundo mais plural e igualitário.

No painel, Cláudia Kessler vai abordar o quanto as mulheres adentraram em espaços antes considerados “áreas reservadas masculinas” e imprimiram a sua marca nesses territórios. Um exemplo é a prática do futebol pelas mulheres, que desestabiliza o poder androcêntrico e demonstra a existência de outros futebóis, que vão além do espetacularizado, apresentado pela mídia tradicional. As discussões no painel buscam contrariar a lógica de que “lugar da mulher é na cozinha”.

A ação ocorre às 15h30, na Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101 – 3º andar, sala 2). Não é necessário realizar inscrição prévia e serão fornecidos certificados.