UFRGS – Reitor assina contrato para construção de subestação de energia no Campus do Vale

Projeto possibilitará expansão da Universidade e redução de custos com energia

Foi assinado na tarde desta sexta-feira, 11 de dezembro, o contrato para a implantação de uma subestação de energia no Campus do Vale. O contrato, inclui o desenvolvimento dos projetos básico e executivo e a construção de uma subestação de 69kV/13,8kV. A responsável pela prestação do serviço é a Consórcio Subestação Universitária. O valor total da obra é de R$ 18,04 milhões de reais.

Durante a cerimônia de assinatura, ocorrida no auditório do Ilea, o reitor Carlos Alexandre Netto ressaltou que a obra é fundamental para a manutenção do fornecimento de energia no Campus do Vale e para a expansão da Universidade, possibilitando a ampliação de laboratórios e a construção de novos prédios, que demandam novas cargas energéticas.  “Esse é um projeto sonhado há muitos anos, que vai nos permitir fazer toda essa expansão que é tão necessária”, enfatizou.

Além disso, a subestação também permitirá a redução dos gastos em energia elétrica. A faixa de tensão de energia de 69kV tem um custo menor por megawatt de energia, se comparada a faixa usada atualmente. Netto ressaltou também que não há perigo de interrupção da obra, uma vez que os recursos necessários já estão assegurados.

Os serviços devem ser iniciados em janeiro de 2016, e seu prazo de execução é de 510 dias.

ASCOM – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Foto: Cadinho Andrade – UFRGS