UFRJ: 689 vagas para transferência e reingresso

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abrirá inscrições no próximo dia 6 para transferência externa facultativa e isenção do concurso de acesso para o segundo semestre de 2016. Ao todo, são ofertadas 441 vagas para a primeira modalidade e 248 para a segunda.

Para se inscrever, os interessados devem acessar a página da internet, até às 16h do dia 13, e escolher uma opção de curso. Em seguida, será preciso entregar os documentos necessários nas instâncias acadêmicas. Não será cobrada taxa de inscrição.

Somente alunos regularmente matriculados no ano letivo de 2016 em cursos de graduação no Brasil podem participar da transferência facultativa. Entre os documentos necessários, estão histórico escolar oficial, cópia da identidade e comprovação de estar matriculado.

Além disso, o candidato precisa estar aprovado em disciplinas do curso de origem com 70% do conteúdo e da carga horária das disciplinas dos dois primeiros períodos. Outra exigência é ter o número de períodos cursados inferior ao recomendado para integralização. O edital, com todas as informações está disponível na FOLHA DIRIGIDA Online.

Há oportunidades para a graduação em Astronomia (5), Ciências Matemáticas e da Terra (25), Ciências Sociais (8), Arquitetura e Urbanismo (8), Farmácia (7), Engenharia Metalúrgica (8) e Ciências Econômicas (5).

Já para isenção do concurso de acesso, serão aceitas exclusivamente as inscrições dos candidatos que já tenham diploma de curso de educação superior. Além disso, precisam ter condições de serem dispensados de, no mínimo, 20% do conteúdo e da carga horária do total do curso desejado na UFRJ. No caso da documentação, também são pedidos cópia da identidade, e programas oficiais das matérias cursadas.

Entre os cursos oferecidos, estão: Ciências Atuariais (2), Pintura (6), Medicina (6), Filosofia (2), História (3), Defesa e Gestão Estratégica Internacional (8), Relações Internacionais (3), Engenharia de Bioprocessos (4) e Dança (3).

A primeira etapa é constituída por uma prova de Redação, com duração de uma hora e trinta minutos. A segunda, por uma etapa específica. As duas vão ocorrer na mesma data: 6 de julho, em horário e local a serem definidos. Os resultados saem no dia 18, no endereço eletrônico da UFRJ.

Serviço
www.acessograduacao.ufrj.br