UFRJ abre 252 vagas para transferência externa

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferece 252 vagas para ingresso por meio do concurso de Transferência Externa Especial. As oportunidades são para os cursos de graduação presencial já no primeiro semestre de 2016.

A seleção é destinada aos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, que alcançaram nota mínima de 1991.9, e ingressaram nas Instituições de Ensino Superior (IES) de origem no primeiro período letivo de 2015. Para concorrer também é preciso estar com a matrícula ativa ou formalmente trancada nos prazos regimentais da instituição de ensino onde já estuda. Além disso, é preciso ter aprovação, no curso de origem, em disciplinas que correspondam, em equivalência, a um mínimo de 50% do conteúdo e da carga horária do curso pleiteado na UFRJ.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 18 e 25 de fevereiro no site da instituição. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher apenas uma opção de curso, mas será permitido mudar a escolha durante o período de inscrições. Será considerada a última alteração realizada. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Após a etapa de preenchimento do formulário online, os inscritos serão convocados para entregar na Coordenação de Acesso aos Cursos de Graduação, entre os dias 29 de fevereiro e 1° de março, os documentos exigidos no edital. A divulgação da lista final dos candidatos classificados está prevista para o dia 21 de março.

Os candidatos que forem considerados aptos, após a análise da documentação, serão classificados em ordem decrescente das notas finais obtidas no ENEM de 2014. A pré-matrícula online dos classificados acontecerá do dia 22 a 24 de março e a matrícula presencial deverá ser realizada no dia 30 do mesmo mês.

Serviços
http://acessograduacao.ufrj.br/
Coordenação Executiva dos Concursos de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ, localizada no prédio do CCMN, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, Cidade Universitária, Rio de Janeiro-RJ.