UFRJ Faz 100 Anos: aberta a temporada de comemorações

UFRJ Faz 100 Anos: aberta a temporada de comemorações

A UFRJ quer comemorar seu centenário de forma festiva e também reflexiva, articulando presente, passado e futuro. Para tanto, planeja uma programação diversificada, que será realizada ao longo do próximo ano.

Na agenda, estão confirmados dois concertos no Teatro Municipal, nos dias 2/4 e 23/10, e dois seminários internacionais. O anúncio foi feito na quinta-feira (12/9), no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), quando a Reitoria e o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) abriram oficialmente a temporada UFRJ Faz 100 Anos.

O projeto comemorativo será coordenado pelo FCC e organizado por seis comitês: Memória, Arte, Comunicação, Financiamento, Atividades Externas e Ex-Alunos. A ideia é envolver não somente a atual comunidade universitária, mas a sociedade como um todo. “Encaramos esse momento da celebração do centenário da UFRJ como um momento de integração, de encontro”, afirmou Tatiana Roque, coordenadora do FCC, no comando do projeto.

A previsão é que a UFRJ faça parceria com atividades externas à Universidade, marcando presença em festivais culturais e feiras literárias, por exemplo, realize exposições, vincule a marca dos 100 anos às datas comemorativas de suas unidades e aos eventos que a instituição realiza todos os anos, como o Conhecendo a UFRJ e a Semana de Integração Acadêmica (Siac), distribua pela cidade totens que simbolizem a Universidade, entre outras iniciativas. “E isso é só o esboço do que está por vir, pois somos muito criativos”, acrescentou a reitora, Denise Pires de Carvalho.

Na oportunidade, o CBAE comemorou 15 anos com um debate interdisciplinar sobre novos paradigmas nas ciências, convidando a falar Nelson Barbosa, professor da Universidade de Brasília (UnB), Elisa Reis, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (IFCS), e Stevens Rehen, pesquisador vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da UFRJ (ICB).

Quer saber mais sobre o projeto UFRJ Faz 100 Anos? Leia a reportagem de Victor Terra, na página do FCC. Quer colaborar com os comitês organizadores? Escreva para 100anosufrj@forum.ufrj.br.

Compartilhar