UFRJ promoverá fórum virtual para discutir o Brasil pós-pandemia

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ promoverá, no dia 12/4, às 18h, o primeiro debate do Fórum Virtual O Brasil após a Pandemia. A série de encontros virtuais discutirá propostas e alternativas para o país superar os impactos decorrentes da pandemia causada pelo coronavírus. O público poderá assistir ao debate e participar, ao vivo, com perguntas que serão encaminhadas aos debatedores pela página da Coppe no Facebook.

Os encontros terão a mediação do pesquisador Luiz Pinguelli Rosa, da Coppe/UFRJ, e abordarão os seguintes temas: Política, Ciência e Tecnologia (12/4); Indústria, Produção e Emprego (15/4); Saúde Pública, Cidades e Infraestrutura (19/4); e Internet e Ética (22/4). Todos os encontros ocorrerão às 18 horas.

Denise Carvalho, reitora da UFRJ, participará do primeiro debate, que versará sobre Política, Ciência e Tecnologia. No encontro, também estarão presentes o ex-ministro e ex-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT-CE) e o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ).

“A pandemia sinaliza riscos de colapso nos sistemas de saúde, social e econômico-produtivo. O objetivo do Fórum é motivar a reflexão sobre propostas e alternativas de reorganização estrutural. O Brasil é um país reconhecido por sua desigualdade socioeconômica, problemas estruturais e insuficiência de sistemas públicos eficazes de amparo social. Precisamos encontrar maneiras criativas e inovadoras de superar as perdas e partir para um novo patamar, após esta difícil travessia”, afirma Romildo Toledo, diretor da Coppe/UFRJ.

 

Programação:

12/4: Política, Ciência e Tecnologia

Denise Carvalho, reitora da UFRJ.

Ciro Gomes (PDT-CE), ex-ministro e ex-candidato à Presidência da República.

Alessandro Molon (PSB-RJ), deputado federal.

 

15/4: Indústria, Produção e Emprego

Eduardo Moreira, escritor e economista.

Márcio Pochmann, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

19/4: Saúde Pública, Cidades e Infraestrutura

Lígia Bahia, professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ.

Ricardo Henriques, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação (MEC).

 

22/4: Internet e Ética

Glenn Greenwald, jornalista do site The Intercept Brasil.

Pedro Dória, colunista do jornal O Globo e cofundador do Canal Meio.

 

Da Assessoria de Comunicação Social da Coppe/UFRJ