UFRJ tem novo sistema de gestão administrativa

A Reitoria da UFRJ apresentou a decanos e diretores, no dia 4/8, um novo sistema de gestão administrativa, que permitirá a melhor organização de diversos processos na universidade. A professora Aracéli Ferreira, pró-reitora de Gestão e Governança, junto a sua equipe, explicou o funcionamento do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) durante a plenária mensal dos gestores da UFRJ.

A tecnologia foi importada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e apresenta facilidades para a gestão de toda a universidade. Com o seu uso, as demandas de almoxarifado, patrimônio e área administrativa, como orçamentos e requisições diversas, serão informatizadas, garantindo agilidade e transparência.

Aracéli informou que o novo sistema tem função de gerenciamento de compras, boletins de serviço, faturas, convênios e obras. Das outras funcionalidades oferecidas pelo programa, foi apontada a ligação direta com o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), que realiza processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil de instituições. As operações continuarão sendo feitas pelo Siafi, pois a atualização entre os dois sistemas ocorrerá automaticamente.

Através do Sipac, o gestor poderá utilizar relatórios pré-moldados e ferramentas de busca aprimoradas, baseadas em filtros. O sistema é dividido em módulos, entre eles o de compras, que permite o cadastramento de itens adquiridos e o controle de licitações. Já o de contratos compreende as atividades relacionadas aos acordos que são celebrados com prestadores de serviços e de materiais, assim como possibilita a consulta de detalhes contratuais.

Para o reitor, Carlos Levi, “é fundamental que todos comecem a interagir com o sistema e tenham o compromisso de usá-lo, para que assim possamos usufruir de todas as suas funcionalidades”.

O Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ foi a primeira unidade, além da PR-6, a adotar o sistema, em uma fase de testes. O sistema, já em operação, agora poderá ser utilizado pelas outras unidades.

De acordo com Aracéli, a UFRJ possui mais de 600 mil itens de patrimônio, e a administração destes bens, com esse novo sistema, será muito mais segura.

PR-6 oferece treinamento a servidores

Aracéli afirmou que o atual sistema utilizado pela UFRJ está defasado, apresentando problemas de lentidão, e reconheceu o esforço dos servidores da PR-6 no trabalho de modernização. “Temos uma equipe extremamente eficiente, que fez com que fosse possível avançar”, disse.

Ela ainda contou que o trabalho de migração para o Sipac ocorreu de forma silenciosa: todo patrimônio da universidade já está catalogado no sistema, que passa agora por seus ajustes finais e tem indicativo para começar a ser usado até dezembro.

Durante a reunião, a pró-reitora solicitou aos diretores de unidades que se inscrevessem para treinamentos oferecidos pela PR-6, para que cada gestor passe a utilizar o sistema.

No dia 22/8, serão oferecidas instruções para os módulos de almoxarifado e contratos. Posteriormente, serão oferecidos os de faturas, liquidação de despesas, auditoria e controle interno, projetos e convênios, compra de material informacional, bibliotecas, transportes, restaurantes universitários e bolsas.

Até o início desta semana, representantes de seis unidades já haviam solicitado inscrição para o primeiro treinamento: Faculdade de Medicina, Pró-reitoria de Extensão, Instituto de Doenças do Tórax, Prefeitura Universitária, Escritório Técnico da Universidade e Coppead.

Integração com o Siafi prevista para final de agosto

De acordo com Aracéli, até o final do mês será feita a integração entre o Sipac e o Siafi. Ela pede que as unidades administrativas da UFRJ fiquem atentas, pois durante o processo, o acesso ao sistema do governo ficará indisponível. A PR-6 divulgará informe com o cronograma de ações.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – GABINETE DO REITOR

Por Guinevere Gaspari e Jean Souza

Shock celebrates 30 years with a grand party in NYC
free games online Indonesia as well as Singapore

Colorful Street Fashion From Japan
cheap wedding dresses look with oversized dark glasses

Dressing sense and the importance of clothing
cheapest flights How to Sell Your Fashion

The History of Oak and Walnut Furniture
onlinegames and they come in three lengths

Allen Edmonds Factory Seconds Sale
jeu gratuit Students on campus

Top 10 Fashion and Style Tips For Women
games cement tile flooring and white lacquer lacquer

Buying Wholesale Brand Name Fashion in Italy
ballkleider just how can crab contains be effective

Make Your Presence Felt Among Peers
games tiny roasted plant charlottes recipe