UFRN – CAPES aprova curso de pós-graduação em Design

UFRN – CAPES aprova curso de pós-graduação em Design

A UFRN aprovou mais um curso junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): o Mestrado Profissional em Design, com área de concentração em Ergodesign.

O Mestrado Profissional em Design vai oferecer vagas já para o ano letivo de 2012. O edital deve ser publicado em fevereiro com oferta inicial prevista de oito vagas. Essa primeira turma deve começar as atividades no mês de março.

O quadro de professores será composto por docentes de diversos cursos da UFRN, como Comunicação Social, Arquitetura, Design, Engenharia, entre outros, além de professores colaboradores de outras instituições federais de ensino superior.

Serão contempladas as seguintes linhas de pesquisa: 1) Ergonomia de Produto e Ambiente Construído; 2) Interação Humano-Computador, Usabilidade e Ergonomia Informacional. O Curso de Mestrado contará com o Laboratório de Experimentação em Usabilidade (LEXUS/UFRN), Laboratório de Computação Gráfica e oficinas para projeto de produtos.

Fora isso, destaca-se também a parceria com o Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (PUC/RIO) e com o Laboratório de Usabilidade do Instituto Nokia de Tecnologia.

“O curso da UFRN será o primeiro Mestrado em Design na modalidade profissional, assim como o primeiro na área de concentração Ergodesign”, afirmou o coordenador, professor José Guilherme Santa Rosa.

Ele acrescentou ainda que, em 2012, ano em que o mestrado iniciará suas atividades, a UFRN sediará o 12º Congresso Internacional ERGODESIGN & USIHC – Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Humano-Computador.

O professor Santa Rosa está à frente da organização e coordenação do Congresso, que será realizado numa parceria entre a UFRN e o Laboratório LEUI da PUC-Rio, representada pelas professoras Ana Maria de Moraes e Cláudia Mont’Alvão. Professores, servidores técnico-administrativos e alunos da UFRN participam do projeto.

Aberto a parcerias

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Design, José Guilherme Santa Rosa, reforçou que a modalidade de Mestrado Profissional propicia parcerias com instituições e com o setor produtivo. Segundo disse, o Programa de Pós-graduação em Design da UFRN fica aberto para dialogar com instituições interessadas, como: PETROBRAS, SEBRAE, FIERN, SENAC, SENAI, CDL, prefeituras, instituições de ensino e outras entidades que possam trazer benefícios à sociedade, por meio da capacitação de Mestres em Design.

Os interessados em firmar parceria com o curso oferecido pela UFRN podem entrar em contato diretamente com o Coordenador do Programa de Pós-graduação em Design da UFRN, José Guilherme Santa Rosa, através dos telefones (84) 8873-4038/ 3215-3550 ou ainda pelo e-mail guilherme@multipolo.com.br.

Formação em Design
O curso de graduação em Design foi criado em 2008 pela UFRN, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que tem como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior.

No mesmo ano, a Universidade abriu inscrições para o Vestibular e ofereceu 40 vagas. A primeira turma foi iniciada segundo semestre de 2009. O curso tem duração de nove semestres.

Os graduados e pós-graduados em Design pela UFRN podem ser aproveitados em indústrias, gráficas, agências de publicidade, fábricas de softwares, órgãos governamentais, instituições de ensino, entre outras.

Compartilhar