UFRN dá entrada em centésima solicitação de patente junto ao INPI

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deu entrada, na manhã dessa quarta-feira, 22, no centésimo pedido de patente da Instituição junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O invento em questão tem um título tão composto quanto seus benefícios: Sistema Magnético Polimerizado Destinado à Vetorização de Antimicrobianos Conjugados para Tratamento de Infecções por Helicobacter Pylori. O coordenador do grupo de pesquisa, professor Artur da Silva Carriço, explicou a inovação inerente ao pedido.

“O que fizemos foi uma formulação nova que associa dois antibióticos, amoxicilina e claritromicina, e que vai atuar especificamente no local da infecção causada pela bactéria Helicobacter Pylori. Esse micróbio age diretamente no estômago e no duodeno, causando, por exemplo, gastrite, úlcera e tem potencial carcinogênico”, explicou o professor.

Complementar a essa substância, haverá o uso de um ímã externo ao corpo do paciente e que ficará localizado na parte onde está localizada a infecção. Através da magnetita, que integra a nova formulação, o ímã fará com que os agentes incidam de maneira concentrada no local da infecção.

“Desta forma, o paciente terá menos efeitos colaterais e mais comodidade, pois o produto normalmente utilizado impõe a ingestão de três cápsulas em intervalos pequenos e a repetição disso em vários momentos durante o dia. No caso da nossa formulação, isso não vai ocorrer porque concentramos tudo em uma única dosagem diária, e a atuação será realizada diretamente na local. Outro ponto é que o modus operandi atual pode provocar um aumento na acidez em virtude da quantidade de medicamento utilizado, o que não acontece no nosso caso”, explicou a farmacêutica Juliana Fernandes de Carvalho, que integra o Grupo de Magnetismo e Materiais Magnéticos, desenvolvedor da formulação, coordenado por Artur Carriço e que agrega ainda mais 10 pesquisadores, entre professores e alunos.

O grupo tem dez anos de criação e possui característica multidisciplinar, visto que nele atuam médicos, farmacêuticos e físicos, e multi-institucional, já que é formado também por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). “Mais pedidos estão prontos para serem publicizados. Entretanto, é preciso ficar claro que o caminho para que a patente seja concedida é longo”, ressaltou Artur Carriço.

A afirmação tem endosso nas palavras do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Aldayr Dantas de Araújo. “Na UFRN, demos entrada na primeira patente no ano de 2004 e a carta patente, documento que homologa o invento, foi dada apenas em junho deste ano. O número é simbólico, mas representa um novo cenário, pois de 2011 para cá, saímos de 26 pedidos para 100, isto é, quase quadruplicamos”.

O coordenador detalhou que, após o pedido da patente, o INPI o guarda por 18 meses em sigilo. Em seguida, o estudo é publicado e fica o mesmo período aberto a contestações. “Depois destes três anos, o Instituto parte para a análise em si e, se não encontrar nada parecido, faz a concessão”.

Aldayr Dantas acrescentou que o processo é burocrático dada a importância do momento. “A patente é dada apenas uma vez no mundo. Por isso, o INPI tem muito cuidado com as etapas e seus prazos. Nesse sentido, reside a maior importância do NIT, pois é a ferramenta-meio do pesquisador, por isso os treinamentos são constantes. Há muito empenho para que a atuação do núcleo esteja em consonância com o viés de inovação que a UFRN procurar seguir atualmente”, frisou o educador.

Ascom UFRN

My take on recognising quality in a dress shirt
watch game of thrones online free And then something amazing happens

a Valentine gift on the Christmas day
free games online pure black okazaki , japan xx

Watch Project Runway Season 6 Online
games online How Indians Dress For The Winter

Is The ETQ TG72K12 The Best Portable Generator in Its Class
cheapest flights As long as it’s a polo shirt

Wholesale Designer Clothing Available Online
free online games never one to let sleeping dogs lie

How To Promote Your Small Business with Effective Ads
jeu gratuit how to produce a costumes brochure

Top 10 Reasons To Tell Your Friends About Trade Your Charms
games progressive fashion for guys

A Review of Seiko Automatic 200M Divers SKZ330K1 SKZ330K Men’s Watch
ballkleider plm pertaining to your clothes different