UFRN expõe desafios da interiorização e internacionalização institucionais

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa, na próxima segunda-feira, 8, no auditório da Casa da Indústria, do seminário “A UFRN e o desenvolvimento do estado: os desafios e oportunidades da internacionalização e da interiorização”, dois dos programas estruturantes do Plano de Gestão 2011-2015 da Instituição.

Convidados nacionais, como o ministro da Educação, José Henrique Paim, e o secretário do Ministério das Relações Exteriores, José Maurício Fernandes de Morais, e internacionais, como a embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes, além do jornalista de economia Luiz Nassif, irão abordar temáticas relacionadas ao desenvolvimento e à universidade sob visões diversas.

Além da comunidade acadêmica, estarão presentes também gestores públicos e privados, líderes políticos e empresariais do Rio Grande do Norte e de outros estados do Brasil.

O evento faz parte do Projeto Motores do Desenvolvimento do RN, criado há sete anos pelo jornal Tribuna do Norte, em parceria com a Fundação de Pesquisa do Rio Grande do Norte (FUNPEC), a Federação das Indústrias do RN (FIERN), a Federação do Comércio (FECOMÉRCIO), o SEBRAE e a RG Salamanca.

Importância

“É importante que a sociedade saiba que o conhecimento gerado pela comunidade acadêmica científica ajuda a profissionalizar os mercados, melhora a competitividade empresarial, provoca inovações no mundo dos negócios e, principalmente, colabora para a gestão pública formular políticas que conciliem a sobrevivência produtiva com a sustentabilidade socioeconômica dos norte-rio-grandenses”, afirma a reitora Ângela Maria Paiva Cruz.

A interiorização e a internacionalização, explica a reitora, balizam estratégias que ampliam o acesso das populações interioranas ao ensino superior público sem saírem de suas regiões, e possibilitam, também, uma formação profissional de alunos e professores a partir de outros horizontes, por meio de estudos realizados em universidades estrangeiras.

Os seminários promovidos pelo Motores do Desenvolvimento do RN são “possibilidades de circulação de informação e oportunidades para os agentes do desenvolvimento, públicos ou privados repensarem o planejamento estratégico, identificarem inovações em negócios e formularem projetos que contemplem o crescimento sustentável do RN”, segundo o diretor administrativo da Tribuna do Norte, Ricardo Alves. “Esse é um papel fundamental dos meios de comunicação compromissados com o desenvolvimento econômico e humano”, completa.

Ascom UFRN

top 5 mistakes for out of state investing
watch game of thrones online free Givenchy and Kenzo

Skills Required for a Blooming Career in Fashion Photography
free games online To be honest

Learning to Dress for Success at a Bargain
cheapest flights cheektowaga big apple settle

Commonly Misdiagnosed Circular Rashes in Children
forever21 and about 12 million J

Macy’s Management Discusses Q2 2011 Results
free online games Most of these designs are made with kids in mind

The Super Simple Way to Convert AVI to MP4
jeux fr How to Design Clothing in a Window Display

From Allerton Avenue to high end fashion
kleider For the Japanese language fans

Alexander McQueen Tweeted about Mother
ballkleider seen about gabor running footwear