UFRN participa de instalação da comissão para cumprimento de metas da ONU 

Naiara Bezerra de ASCOM – Reitoria/UFRN

Na tarde desta terça-feira, 20, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz, participou da instalação da Comissão Estadual para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), no auditório da Governadoria do Estado. Na ocasião, foram debatidas ações e projetos para o cumprimento dos 17 objetivos definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Agenda 2030, no Rio Grande do Norte.

A solenidade foi aberta pela chefe do Gabinete Civil do RN, Tatiane Mendes, e contou com a palestra do coordenador do Escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Salvador (BA), Frederico Lacerda. Estiveram presentes representantes de diversas Secretarias de Estado, do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), das entidades do setor produtivo Fiern e Fecomércio.

Agenda 2030

As 17 ações que compõe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são alinhados com 169 metas estabelecidos pela ONU em 2015, envolvendo temas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudanças climáticas, sustentabilidade nos centros urbanos, proteção dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

Representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ângela Paiva é membro da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criada pelo Governo Federal para acompanhar, internalizar, interiorizar e difundir a execução das ações.