UFRN – Participe da 72ª Reunião Anual da SBPC

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está sendo realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde setembro e vai até dezembro. Pela primeira vez, toda a programação está disponível de forma online, e ainda há muito o que vivenciar de 3 a 6 de novembro; e de 1º a 4 de dezembro de 2020.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OS MINICURSOS DO MÊS DE NOVEMBRO
Consulte as normas e faça sua matrícula

Consulte a programação do mês de novembro e participe!

Sobre a 72ª Reunião Anual da SBPC
O evento seria em julho, no campus central da UFRN, em Natal, mas foi suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Para registrar a data, a SBPC e a UFRN realizaram uma Mini Reunião Virtual, ainda em julho, alcançando 380 mil usuários nas transmissões do YouTube. O sucesso de público foi tão grande que o Conselho da SBPC e a UFRN decidiram que seria oportuno estender o evento ao longo do segundo semestre e manter a 72º Reunião Anual nesse mesmo formato virtual.

Seguindo a mesma proposta do evento presencial, a programação científica está composta por painéis, mesas redondas e conferências, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. Além disso, conta com sessão de pôsteres e, aos sábados de cada mês, são realizadas atividades da SBPC Jovem e a Família na Ciência, com atrações para todas as idades.

Mais informações no site do evento.

PROGRAMAÇÃO

Como mencionado anteriormente, ainda estão previstas conferências, mesas-redondas e painéis nos dias 3 a 6 de novembro; e de 1º a 4 de dezembro de 2020.

Programação Científica

(atividades transmitidas ao vivo, pelo canal da SBPC no YouTube):
Conferências, Painéis e Mesas-Redondas
3 a 6 de novembro
31 de novembro a 4 de dezembro.

Veja mais aqui.

WEBMinicursos (31 de agosto a 11 de dezembro)

Com seis horas de aulas gravadas e duas horas ao vivo, a transmissão será pelos sistemas Moodle e Zoom. Haverá taxa de matrícula e o acesso será pelo Módulo dos inscritos.

Serão 6h de videoaulas gravadas disponibilizadas por 10 dias corridos e live de 2h na semana seguinte, conforme cronograma abaixo:

1ª turma: videoaulas de 31/08 a 08/09 e lives dias 09, 10 e 11/09;

2ª turma: videoaulas de 05 a 13/10 e lives dias 14, 15 e 16/10;

3ª turma: videoaulas de 02 a 10/11 e lives dias 11, 12 e 13/11;

4ª turma: videoaulas de 30/11 a 08/12 e lives dias 09, 10 e 11/12.

Pôsteres Virtuais

Esta sessão é destinada à apresentação de trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e relatos de caso ou experiências, submetidos por estudantes de graduação ou pós-graduação, professores de ensino superior, pesquisadores, profissionais, estudantes e professores de ensino básico e/ou profissionalizante. Inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que congrega alunos indicados e vencedores das mostras e jornadas de instituições de ensino brasileiras. Os trabalhos aceitos pelo Comitê de Avaliação dos Trabalhos da SBPC para apresentação no evento serão divididos nas seguintes áreas:

Ciências Exatas e da Terra

Engenharias

Ciências Biológicas

Ciências da Saúde

Ciências Agrárias

Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Humanas

Artes, Letras e Linguística

As apresentações serão realizadas online, com vídeos de até 5 minutos, gravados pelos autores, programados pela SBPC e veiculados neste site, entre os meses de novembro e dezembro, em conjunto com os textos dos trabalhos. A programação será divulgada no mês de outubro. Mas atenção, somente serão programados os trabalhos que já foram submetidos, avaliados e aceitos, e ainda obtiverem a concordância dos autores (e das instituições da JNIC, quando for o caso). Não haverá a recepção de novos trabalhos pela SBPC.

SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência

(Aos sábados 07/11 e 05/12)

A SBPC Jovem e Família é destinada a estudantes e professores do ensino básico e a todos os amigos da ciência. Aberta a todos, a programação inclui oficinas, visitas virtuais a Museus de Ciências e vídeos educativos sobre temas científicos, com o objetivo de estimular o contato do público geral com o conhecimento científico, com pesquisadores e com seus experimentos. Segundo os organizadores, a ideia é promover atividades que estimulem o desenvolvimento da criatividade e da capacidade investigativa nos jovens, para despertar vocações e incentivar a pesquisa nas escolas.

Entre as atrações, estão programados o lançamento de um hackathon espacial, a Tenda da Estatística, concursos de vídeos, oficina de Engenharia, visitas virtuais a museus, mostras de vídeos e muitos experimentos científicos para fazer em casa.

Conheça as atrações e participe!

MINI-OFICINAS VIRTUAIS

APICE – Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia
Introdução ao método científico e de engenharia – Introdução ao método científico e de engenharia, suas etapas e aplicações na Educação Básica.

Hackathon Espacial
Este é um Hackathon Espacial, promovido pelos organizadores da Olimpíada Brasileira de Satélites. Com tema Exploração Lunar através de robôs autônomos, os participantes poderão, a partir de suas casas, programar e controlar um robô inteligente, em uma simulação de uma missão de transporte de materiais para uma base lunar. Veja mais aqui.

Tenda da Estatística – Vamos medir o palmo da sua mão?
Com criatividade, a atividade propõe uma brincadeira de MEDIR O PALMO DA MÃO DIREITA e, a partir das medidas que os próprios participantes enviam, os cientistas mostram para que serve esse tipo de análise!

Para participar, é necessário enviar previamente as medidas das mãos, utilizando um formulário por mão medida. Veja mais aqui.

EXPERIMENTOS VIRTUAIS

Brincando com a Ciência
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) apresenta uma nova versão do projeto Brincando com a Ciência, uma série de iniciativas para que crianças e jovens explorem princípios científicos por meio de vídeos de curta duração que ensinam a fazer experimentos simples e de baixo custo em casa. Veja mais aqui.

VISITAS VIRTUAIS A MUSEUS E LABORATÓRIOS

Campus do Museu de Astronomia e Ciências Afins
Visita Remota ao Campus do MAST por meio de um WebApp , que permite fazer um passeio virtual pelo Campus do Museu de Astronomia e Observatório Nacional, com direito a tour 360°. Acesse aqui.

Exposição “A câmera é nossa arma”
A exposição digital “A câmera é nossa arma” conta a história de luta dos Kayapó, auto denominados Mebêngôkre, grupo étnico guerreiro que vive em aldeias ao longo de afluentes do rio Xingu, como os rios Iriri, Bacajá e Fresco, e cuja língua pertence à família linguística Jê, do tronco Macro-Jê. A mostra virtual é organizada pelo Museu Americano de História Natural (AMNH), Programa de Pós-Graduação em Antropologia de Museus da Universidade de Columbia e o Museu Paraense Emílio Goeldi. Veja mais aqui.

Exposição “A Química na história do universo, da terra e do corpo”
Nos últimos duzentos anos, a enorme expansão dos conhecimentos químicos e físicos deu aos materiais um irremediável valor, social e econômico. Associada ao remédio e ao veneno, ao bem-estar e ao dopping, à energia que aquece e alimenta, à poluição, à contaminação e à pureza do ar, dos alimentos, dos ambientes, à produção de combustíveis, à energia que aquece e alimenta, a química marcou a evolução histórica do mundo e dos homens. Esta exposição, realizada pelo projeto ERA Virtual, entende a Química como ciência da transformação da matéria, por meio de uma abordagem histórica e com suas implicações no cotidiano social. Veja mais aqui.

Exposição “O Céu que nos Conecta”
Em “O céu que nos Conecta”, crianças e adolescentes, expõem seus desenhos e mensagens de solidariedade, amizade e esperança. São 142 imagens e suas respectivas descrições de todas as regiões do Brasil que integram a primeira exposição construída em colaboração com o público, na história do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Acesse aqui.

Museu Artes e Ofícios
O Museu de Artes e Ofícios (MAO) é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG), o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro. Com peças originais dos séculos XVIII ao XX, foi iniciada há cerca de cinquenta anos. Nela estão representados os mais variados ofícios do homem brasileiro. São ferramentas, utensílios, máquinas e equipamentos diversos que, individualmente ou em conjunto, conduzem cada visitante a uma identificação com o universo de trabalho ali referenciado. A observação do acervo também revela que, mesmo quando desenvolve uma peça voltada para suprir uma necessidade de trabalho, o homem usa sua capacidade criativa e se expressa com arte e sensibilidade. Acesse neste link.

Tour virtual no Museu de Ciências da Vida
O tour virtual no MCV vai mostrar ao público, de forma dinâmica e interativa, o primeiro acervo de espécimes anatômicos plastinados no Brasil, que compõe a atual exposição do MCV, “A Métrica do Corpo Humano”. Durante o tour, ao apresentar o acervo do MCV, além de falar da tecnologia da plastinação, também haverá uma discussão sobre o tema da exposição, com várias curiosidades sobre a matemática que está no nosso corpo, como a “proporção de ouro”, a frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial, velocidade de condução nervosa e o cálculo de área da pele humana, entre outras.

Parque Zoobotânico do Museu Goeldi – Aquário Jacques Huber
Visita online ao Aquário Jacques Huber, do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Nesta atividade, os participantes farão um passeio pela sede do Parque, com vista panorâmica e pelas exposições ali abrigadas e pela linha do tempo desse patrimônio. Veja mais aqui.

A programação completa está disponível no site da 72ª Reunião Anual da SBP. Acesse, participe e divirta-se!

VÍDEOS

Concurso “Minuto da Sustentabilidade”
Lançamento do Concurso de clipes de 01 minuto sobre Desenvolvimento Sustentável. Os vídeos serão exibidos entre setembro e novembro, no âmbito da SBPC Jovem. A cerimônia de premiação será no Encontro Nacional da ABCMC, evento virtual que acontece em 10 de novembro. O lançamento fará o anuncio do Concurso e abertura das inscrições para a Etapa-1. Saiba mais aqui.

Documentário “25 anos da Estação Científica Ferreira Penna”
Transmissão do documentário sobre os 25 anos da Estação Científica Ferreira Penna, uma das bases físicas do Museu Goeldi, localizada no arquipélago do Marajó. O vídeo estará disponível neste link.

Mostra “As Ciências e a Pandemia de COVID-19”
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança no dia 5 de setembro a Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19” para estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil. Veja mais aqui.

Campus de Pesquisa do MPEG
Conheça o Campus de Pesquisa do MPEG – Base Física que abriga as Coleções científicas, laboratórios de pesquisa. Acesso aqui.

Espaço COPPE
Este vídeo apresenta o Espaço COPPE e demonstra dois de alguns experimentos com materiais de baixo custo e / ou fácil acesso que são ofertados nas oficinas. Acesso aqui.

Série “Será que a Ciência responde?”
O Ciências Sob Tendas (CST) promove o “Será que a Ciência responde?, um quadro onde, semanalmente, pesquisadores especialistas respondem as perguntas do público feitas em nossas redes sociais. Confira os vídeos.

SBPC CULTURAL

A SBPC Cultural é composta de diversas manifestações artísticas e culturais que acontecem ao longo de cada semana de realização da Reunião Anual Virtual, promovendo a divulgação das expressões e valores artísticos, locais e regionais, do Rio Grande do Norte.

Este ano, o caráter virtual do evento permitirá a exibição de espetáculos de outras regiões do Brasil, que unam a ciência e a arte, promovendo ambas.

As atividades regionais serão organizadas pela UFRN em parceria com outras instituições locais, sob a coordenação geral da SBPC e da UFRN.

Todas as atividades serão realizadas a partir das 19h30, nos dias de realização da RA Virtual.