UFRN sedia reunião de dirigentes das instituições de ensino superior

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sediou, nessa terça-feira, 1º, a CXXV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), no Praiamar Hotel, em Ponta Negra.

A reunião contou com a participação de representantes de diversas instituições do ensino superior, além de apresentações do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Luiz Cláudio Costa, do secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Speller, e da gerente do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Mirela Malvestiti.

Luiz Cláudio Costa mostrou dados a respeito do Censo Escolar da Educação Superior, de 2011 a 2012. De acordo com suas informações, no intervalo desse tempo o número de matrículas cresceu 3,1%, nos cursos presenciais, e 12,2%, nos graduações a distância. Acesse aqui a apresentação.

Para o presidente do INEP houve um aumento no número de matrículas presenciais na população jovem, de 18 a 24 anos, pois em 2001 o registro foi de 149.740 matriculados, em 2011 chegou a 288.334, e no ano seguinte, alcançou 304.089. “Isso representa a inclusão de jovens no ensino superior”, disse.

Luiz Cláudio falou ainda sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecerá em 26 e 27 de outubro. De acordo com o representante do INEP, serão 15,7 milhões de provas, em 1.661 municípios, com 15.576 locais de provas. Para melhorar a aplicação e correção das provas foi realizada uma parceria entre o MEC e a Universidade de Brasília (UNB) e, esse ano, o Exame contará com 190 mil pessoas certificadas trabalhando no ENEM e 9.015 corretores de provas treinados.

Já a participação de Paulo Speller, secretário do MEC, foi marcada por um diálogo com os representantes das instituições. Foram discutidos temas como a Bolsa Permanência; a ampliação de programas de internacionalização, como o Ciências sem Fronteiras; a flexibilização da carga horária das aulas para que os alunos tenham mais tempo para estudar; e sobre a elaboração da Lei Orgânica das Universidades Públicas Federais, que foi apresentada pela reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz.

 

 

Ascom UFRN

Fotos: Ascom/Cícero Oliveira

 

Breitling Replica Watches at imitatewatch
watch game of thrones online free Getting the right style of glasses for your face shape is important

Ann Changed Her Weight And Her Way Of Life
free games online Christian Dior is credited with coining the term dress

The many hairstyles of Jared Leto through the years
online games and closed toed shoes

Save Dollars on Prom Dress in a Down Economy
mermaid wedding dresses autumn hat conversation

The Best Photography Schools in the Philippines
forever 21 5 time trendy problems

Where do you buy longer lasting clothes
jeux fr too many graphics

Building online stores on cheap website templates
kleider Men Clothes in 1970

You Can Find Comfortable Shoes
ballkleider how to walk much like a current fashion trends method