UFRPE apresenta Campus das Engenharias a empresários na Fiepe

A UFRPE apresenta oficialmente o projeto da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA/UFRPE) – conhecida como Câmpus das Engenharias – a empresários e industriais pernambucanos no próximo dia 22 de maio, na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). O evento surgiu a partir do interesse do empresariado em firmar convênios de cooperação com a UFRPE na nova unidade, que terá formato inovador na integração entre sala de aula e mundo do trabalho.

A unidade da UFRPE no Cabo, cujas aulas já começam no início do segundo semestre de 2014, foi contemplada pelo MEC com 600 das 800 vagas anuais de Engenharias destinadas a todo o país. Na primeira fase, o Campus Abolicionista Joaquim Nabuco, como foi batizado, abrigará três mil alunos em cinco cursos de engenharia num formato que permitirá a opção entre as modalidades Tecnológico e Bacharelado e a concessão de bolsas de Iniciação Científica a 100% dos discentes.

A apresentação na Fiepe ficará a cargo da reitora da UFRPE, Maria José de Sena, que conversará com os empresários sobre possíveis convênios de cooperação, a exemplo dos modelos promissores adotados em universidades e institutos de pesquisa como a USP e o parque tecnológico BH-Tech. O presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, participa da mesa de abertura ao lado da reitora, às 17h.

Na ocasião, professor Abraham Benzaquen Sicsu (Secretaria de Ciência e Tecnologia) também explanará sobre os incentivos fiscais à inovação tecnológica da Lei do Bem (nº 11.195/05), que podem beneficiar a iniciativa privada nas parcerias com universidades e institutos de pesquisa.

Os cursos com vagas abertas para seleção no meio do ano, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem 2013), são Engenharias Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e de Materiais. O formato acadêmico será diferenciado. Além da opção entre obter o diploma de tecnólogo ou de bacharel, o aluno terá aulas presenciais e semipresenciais (EAD), disciplinas de línguas portuguesa e inglesa, e, assim como professores em sala de aula, terá um a figura do preceptor – orientador nas práticas vivenciadas dentro das empresas conveniadas.

A empresa licitada para as obras da UACSA já começou a construção do campus, com previsão de conclusão em 2016. Até o fim desse período, as aulas serão realizadas em galpão provisório que está sendo instalado no Multimodal Cone Suape – BR-101, com toda a estrutura de salas de aula, laboratórios, biblioteca, administração, entre outros aparatos.  No campus definitivo, o acesso dos alunos, professores e funcionários será feito pelas rodovias BR-101 Sul e PE-60, sendo que o governo de Pernambuco já licitou a obra da PE-33, que ligará as duas vias e dará pleno acesso à UACSA e ao novo campus do IFPE.

O campus definitivo terá 157 mil metros quadrados de área construída. Para a primeira etapa, estão sendo construídos 90 mil metros quadrados. O terreno, de 20ha, foi doado pela Prefeitura do Cabo em novembro de 2012. Entre os diferenciais, está a implantação de um prédio de sete andares onde funcionará o Núcleo de Inovação Tecnológica, com infraestrutura para receber pesquisadores, empresários e especialistas visitantes. Os prédios também seguirão o princípio da sustentabilidade, com processos como a reutilização da água, aquecedores solares, entre outras soluções.

Para a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, o método tradicional de aula, em que o aluno permanece a maior parte do tempo em sala, está fadado ao fim. A reitora acredita que a parceria com as empresas e indústrias que estarão em contato com a Universidade, seja em projetos e pesquisas, seja no acolhimento ao aluno, será permanente e de extrema importância para a motivação do estudante. “O modelo atual faz com que o aluno só tenha contato com mundo do trabalho no final do curso, e não tem jovem hoje que aguente. Esse é um dos principais motivos da evasão”, sublinha.

 

Coordenadoria de Comunicação Social da UFRPE

McManus a delightful romp through snow and murder
watch game of thrones online free but at the same time it does still ring relatively hollow

Are Women Attracted To Nice Guys
free games online the fittings would be just like they want

An Introduction To ETF Investing
online games All good messages

Top 10 Fashion Color Trends 2012
forever21 he was at war with his brothers and his father

The Story of the Chanel 2
onlinegames higher than last year

Did Jaimee Grubbs Have An Affair With Tiger Woods
miniclip Adele Inspires Fashion Industry To Cater More Toward Larger Women

A Short Guide to Spring Summer Sandals
kleider You can also add it to your costume during parties and holidays

File Sharing Service RapidShare Changes Traffic Model to Deter Piracy
games armoires to suit sexxy womens running footwear and therefore stilettos