UFRPE assina Manifesto pela Ciência Brasileira no Dia C da Ciência

O vice-reitor, professor Marcelo Carneiro Leão, e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE, professora Madalena Guerra, assinaram, na última quarta-feira (25/10), o Manifesto pela Ciência Brasileira. O documento é iniciativa dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação de Pernambuco, com apoio dos reitores das universidades públicas de Pernambuco, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

A assinatura marcou a programação do Dia C da Ciência, em que universidades e centros de pesquisa de todo o país se mobilizaram para solicitar apoio governamental e da sociedade à produção científica. “É um dia de luta pela nossa pesquisa e produção científica, que é cerca de 90% feita nas universidades brasileiras”, destacou o vice-reitor da UFRPE.

Além da assinatura do Manifesto, o professor Isac Almeida de Medeiros, pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ministrou a palestra Ciência e Soberania Nacional. Ainda na Secti, o Trio Freveribe, do Departamento de Música da UFPE, finalizou o conjunto de ações com o Concerto pela Ciência.