UFRPE – Encontro mobiliza as diferentes infâncias em Pernambuco

Com o objetivo de mobilizar as infâncias em Pernambuco para o fortalecimento dos Direitos Humanos, o Conselho Estadual dos direitos da criança e do adolescente (CEDCA-PE), através da Escola de Conselhos de Pernambuco, promove um encontro-oficina entre os dias 22 e 24 de fevereiro de 2019 – no Santuário das Comunidades, em Caruaru.

Do sertão ao litoral, espera-se reunir até 40 meninos e meninas representados em vinte grupos indentitários do nosso Estado num espaço aberto, plural e inclusivo das vozes das minorias políticas a partir de uma avaliação do Plano Estadual Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, aprovado em Resolução pelo CEDCA-PE.

Indígenas, quilombolas, comunidades LGBTQI+ e povos de terreiro garantirão a representatividade de identidade infanto-adolescente durante o evento. O II Encontro das Infâncias surgiu da demanda dos próprios adolescentes por participação política anotada durante a elaboração do Plano Decenal, segundo informou o coordenador da Escola de Conselhos, professor Humberto da Silva Miranda, da UFRPE. Ainda segundo ele, “a autonomia e a participação ativa dos sujeitos infanto-adolescente, torna efetivo o modelo de sociedade plural e dialógica que sonhamos”.

Para participar do evento é preciso ter até dezessete anos, compor e ser escolhido por seus pares para estar nesta atividade. O professor Aniervson Santos, destaca que a mobilização dos participantes já é um exercício de cidadania. “A expressão do desejo em participar, o processo de negociação para ser o escolhido, é indício da audácia emancipatória em construção desses meninos e dessas meninas”.

O Encontro, que durará três dias, será marcado também pelo encontro de várias gerações de militantes da causa dos direitos humanos da criança e do adolescente no Estado. “A participação de Helena Jansen, Silvino Neto, Verônica Silva que realocaram o lugar das Infâncias no Brasil é a possibilidade de estarmos celebrando a chegada aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente com a maturidade e a energia de quem ainda está se fazendo na luta” – explicou Miranda.

Mais:

A Escola de Conselhos de Pernambuco é um programa de extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco em parceria com Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) que atua na consolidação do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente por meio da formação dos operadores do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Contato:

(81) 3320 6067 | (81) 9 8127 9629

escoladeconselhospe@gmail.com | www.escoladeconselhospe.com.br | facebook.com/EscoladeConselhosPE