UFRPE – Pesquisadores do DEd lançam livro “Ensino de Ciências e Biologia”

Foi realizado, no dia 7 de fevereiro, o lançamento do livro “Ensino de Ciências e Biologia: Reflexões em torno da formação de professores, da prática docente e da educação ambiental”. A publicação é fruto das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO), vinculado ao Departamento de Educação (DEd) da UFRPE. A obra foi organizada por Monica Lopes Folena Araújo e Cirdes Nunes Moreira.

O lançamento aconteceu no auditório da Associação dos Docentes da UFRPE (ADUFERPE), localizada no campus Dois Irmãos, Recife. A professora e pesquisadora Maria Inêz Oliveira Araújo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), proferiu uma palestra sobre a obra, abordando temas como a formação docente, o ensino de ciências e a educação ambiental. Maria Inêz foi a responsável pelo prefácio do livro “Ensino das Ciências e Biologia”.

O FORBIO reúne estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e docentes da UFRPE e tem como áreas de interesse predominantes as Ciências Humanas e a Educação. O grupo tem o objetivo de construir e socializar conhecimentos que tragam melhorias ao Ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica e Superior, visando também pesquisar a formação e a prática pedagógica no que diz respeito à Educação Socioambiental. Os estudos realizados no âmbito do Grupo têm como inspiração central o pensamento de Paulo Freire.

O livro foi publicado pela Editora Universitária da UFRPE.