UFRPE – Universidades do Nordeste firmam parceria com Japão por uma educação superior humanista

Tecnologias sociais, educação e sustentabilidade são o mote da parceria internacional a ser firmada entre as universidades federais do Nordeste e a Universidade Soka, de Tóquio, Japão. O acordo será firmado no próximo dia 24 de agosto, em solenidade a ser realizada no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no campus Dois Irmãos, no Recife, das 8h às 12h.

A iniciativa será ilustrada pela Conferência Internacional das Universidades do Nordeste e Universidade de Soka: o Ensino Superior em prol do Bem-Estar da Humanidade. Participarão os 18 reitores e reitoras da Rede de Universidades Federais do Nordeste (RENE) e representantes da instituição japonesa. Na ocasião, a UFRPE concede ainda o título de Doutor Honoris Causa ao pacifista, filósofo, educador, escritor e poeta Daisaku Ikeda.

A ideia surgiu a partir de visita de reitores ao Instituto Soka, em Manaus-AM, baseado em princípios humanísticos da educação e liderado por Ikeda. Diante dos atuais desafios enfrentados pela educação superior no Brasil, os gestores das instituições nordestinas se propõem a trocar tecnologias sociais, conhecimentos científicos e populares, bem como promover o intercâmbio entre estudantes e professores.

Durante o evento, os gestores firmarão Declaração Conjunta, que viabilizará o fortalecimento da Rede de Universidades Federais do Nordeste para a Tecnologia Social a partir da cooperação internacional entre as universidades dos dois países.

A representante da Soka Gakkai Internacional Silvana Vicente acredita no sucesso do acordo por se tratar de uma parceria fundamentada na educação humanista, sem viés político ou religioso, tendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como inspiração. “É um sinal de esperança para os estudantes”, afirma.

Honoris Causa

Daisaku Ikeda é um pacifista, filósofo, educador, autor e poeta. Atua como presidente da Soka Gakkai, organização budista no Japão, presidente fundador da Soka Gakkai International (SGI) e fundador de várias instituições internacionais que promovem a paz, a cultura e a educação. Dedica-se a reforçar as bases de uma cultura duradoura de paz.

Centenas de Universidades do mundo inteiro reconheceram seus esforços pela paz outorgando-o honrarias acadêmicas, perfazendo um total de mais de 330 títulos de Doutor Honoris Causa.

Fundamental para o envolvimento de Ikeda foi sua convicção no poder e necessidade do diálogo. Ele se reuniu com líderes-chave, figuras culturais e acadêmicas de diversas regiões do mundo para discutir maneiras de resolver os desafios comuns enfrentados pela humanidade. Também publicou diálogos investigando as questões cruciais do nosso tempo com mais de 80 desses indivíduos.

Como presidente fundador da SGI, Ikeda liderou o desenvolvimento de uma das maiores e mais diversas associações budistas de base comunitária do mundo, promovendo uma filosofia de capacitação e engajamento social pela paz. O sistema educacional fundado por Ikeda – que inclui o sistema Soka Escolas no Japão e no Brasil, a Universidade Soka no Japão e nos EUA , e Soka Kindergartens em seis países – promove um espírito de cidadania global, encorajando os jovens a liderar o estabelecimento de direção esperançosa e positiva para a sociedade global.