UFRR adquiriu mais de sete milhões em equipamentos para pesquisa e ensino

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) investiu em 2014 mais de sete milhões de reais na compra de material para diversos cursos de graduação e pós-graduação. As aquisições contemplaram principalmente programas e núcleos de pesquisa. Entre as aquisições há equipamentos para laboratórios da graduação e pós-graduação, filmagem, instrumentos musicais, softwares e Gps.

O investimento é um esforço no sentido de manter os laboratórios, usados por alunos e professores, atualizados e em pleno funcionamento. Essa ação não é isolada e integra um planejamento de gestão, que incluiu em outras etapas a revitalização na infraestrutura dos três campi, qualificação dos servidores – técnicos e professores. A UFRR passou por uma fase de expansão que envolve todos os seus setores, diversificando o alcance das suas atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Os esforços foram no sentido de contemplar o maior número possível de Centros, potencializando o total de recursos. Assim, os centros de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Ciências Agrárias (CCA), receberam o equivalente a R$ 5,8 milhões em equipamentos. Os pesquisadores e alunos dos centros de Comunicação, Letras e Artes Visuais (CCLA), Estudos da Biodiversidade (CBio), Ciências Humanas (CCH), Ciências Administrativas e Econômicas (Cadecon) também ganharam material para aprimorar o desenvolvimento de suas atividades.
Além dos centros, o Instituto de Geografia (IGeo), o Programa de Pós-graduação em Agronomia (Posagro), o Instituto Insikiran e o Núcleo de Pesquisas Semióticas (NUPS) também receberam equipamentos.

“A Universidade se fortalece quando adquire as ferramentas que possibilitam melhores condições de ensino e pesquisa. Assim podemos trabalhar para formar profissionais mais preparados para enfrentar e superar os desafios do desenvolvimento sustentável de Roraima”, afirma a reitora Gioconda Martínez.

Efeitos na pesquisa – Os investimentos contribuem para o fortalecimento e a consolidação dos grupos de pesquisa da UFRR, que vêm crescendo como decorrência da ampliação do quadro de doutores com dedicação exclusiva e do trabalho contínuo que vem sendo efetuado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) no sentido de conscientizar os docentes sobre a importância da formalização e do registro de suas atividades.

Atualmente, existem 87 grupos certificados pela UFRR, distribuídos em oito grandes áreas do conhecimento. No total são 327 linhas de pesquisa distintas, sendo que 78% dos grupos certificados estão concentrados nas áreas das Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Biológicas e Agrárias. O percentual é decorrente de um maior número de docentes com título de doutor nestas áreas mencionadas. Muitos destes grupos têm tido sucesso na captação de recursos necessários ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, por meio da aprovação de projetos em agências financiadoras como CNPq, Capes, Suframa e Petrobras.parceiros têm fomentado pesquisas e programas de pós-graduação nos últimos anos, por meios de chamadas públicas, editais ou convênios. Em 2014, o valor apoiados nos convênios assinados com estes parceiros ultrapassou quatro milhões de reais.

Ascom UFRR