UFRR apresenta estudo sobre evasão, retenção e taxa de sucesso na graduação

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) produziu um estudo analisando a evasão, retenção e a taxa de sucesso dos alunos de graduação. O trabalho foi apresentado em fevereiro pela Pró-reitoria de Ensino e Graduação aos coordenadores dos cursos e diretores de centros. O documento está disponível na página www.ufrr.br.

Conforme o professor doutor Antonio Cesar S. Lima, pró-reitor de Ensino e Graduação da UFRR, que coordenou o estudo, a análise mostra que as taxas de evasão são maiores nos cursos de licenciatura do que nos de bacharelado.

“Também é maior entre os alunos do sexo masculino, bem como entre ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do que os que entram na UFRR por meio do vestibular interno”, explica.

De acordo com o levantamento realizado, os cursos com maior evasão são Física, Matemática, Letras-Francês e Química. Os de menor evasão são Medicina, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Letras-Literatura.

Quanto às taxas/índice de sucesso/diplomação/titulação, os cursos com melhores índices são Medicina, Direito, Secretariado Executivo e Psicologia.

O professor Cesar Lima acrescenta que o estudo apresentado não tem pretensão de fornecer dados conclusivos e esgotar o problema referente às taxas de evasão, de retenção e de sucesso de discentes dos cursos de graduação da UFRR. “Ele abre uma porta para o debate e reflexão do papel dos gestores e docentes da instituição”, explica.

Desta forma, ainda segundo o pró-reitor, repensar as políticas de atração e permanência dos estudantes da UFRR, e atuação didático-pedagógica – desde a atualização da metodologia de ensino, até as formas de avaliação e maneiras de como desafiar, encantar e motivar nossos alunos – devem ser metas a serem perseguidas sempre e estarem presentes na pauta de planejamento nos diversos níveis de gestão na UFRR.

COORDCOM – Universidade Federal de Roraima