UFRR instala rede sem fio corporativa em toda a instituição

A Universidade Federal de Roraima, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (UFRR/DTI), dando prosseguimento ao projeto de implantação de solução de acesso a rede sem fio de internet (Wi-Fi), iniciou no último dia 14/12 a fase de instalação dos equipamentos. Para isso, foram adquiridas três controladoras e 500 access points (equipamentos responsáveis pelo gerenciamento e disponibilização do serviço).

A finalidade é atender 100% dos prédios da instituição. Assim, os pontos de acessos que cobrirão prédios nos três campi, contemplando ainda o Núcleo de Rádio e TV Universitária e o Espaço de Cultura União Operária.

A rede será destinada ao uso de toda a comunidade universitária como forma de contribuir com as atividades acadêmicas. Dessa forma, facilita o acesso para o usuário que utiliza dispositivos móveis na instituição. O projeto contou com a aquisição de equipamentos de alta performance, onde a autenticação para docentes e técnicos se dará por meio de login e senha já utilizados nos sistemas SIG. Para os discentes, a autenticação será a mesma que utilizarão no sistema acadêmico.

O projeto teve início em 2013 e foi uma iniciativa estratégica da UFRR conforme ação prevista no PDI 2011-2016 com previsão de finalização em fevereiro de 2016. O evento de lançamento da rede Wi-Fi está programado para o mês de fevereiro, onde será apresentado o funcionamento da rede sem fio a comunidade universitária da UFRR.

ACS – Universidade Federal Roraima