UFRR – Núcleo Construir promove curso para alunos com deficiência visual

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Roraima (CONSTRUIR/UFRR), realiza desde maio, o curso de Informática Acessível para alunos com deficiência visual. A capacitação tem duração de oito meses. O objetivo do curso é agilizar a digitação dos alunos, o manuseio no computador, a abertura para o mercado de trabalho e também a inclusão social.

Os alunos desenvolvem atividades pelo Dosvox, um programa operacional com mais de 180 serviços para deficientes, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele tem um leitor de tela própria e o conteúdo digitado no teclado, é reproduzido através de som para o aluno. Segundo a professora do curso, Vera Sábio, que também é deficiente visual, o uso do computador traz vários benefícios aos alunos, desde a melhoria na informática, até o acesso à socialização e disponibilidade de empregos.

Para a aluna Carla Silva, 29, o processo de adaptação está sendo muito proveitoso. “Não tenho dificuldade com os equipamentos e a professora nos ajuda muito. Fiz cursos em outros lugares, só que como não era com professores deficientes, eles não sabiam ensinar os atalhos, o Dosvox. Já aqui, como a professora também tem deficiência fica mais fácil de aprender”, disse.

Já a estudante Samara Sapará, 19, acredita que o curso abrirá portas para o mercado de trabalho. “Eu trabalhava como auxiliar administrativa e pretendo voltar a mexer com isso, o curso está me ajudando pois me ensina a prática dos programas e da internet, além de me preparar para o trabalho, também me dá mais segurança para exercer a profissão”.

O curso traz a inclusão digital para deficientes visuais como uma estratégica para, que a partir do acesso à informação, estas pessoas possam desenvolvem outras habilidades. “Apesar deles terem dificuldade com a digitação, aqui eles aprendem a ter maior sensibilidade no tato, rapidez na digitação, até mesmo na comunicação, na leitura, em pesquisas e estudos”, explicou a professora Vera Sábio.

Núcleo Construir – O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Roraima (CONSTRUIR/UFRR) foi criado em 2007, com o apoio do Programa Incluir (MEC). Tem como finalidade implementar políticas e ações voltadas às necessidades que emergem tanto dos alunos com deficiência, quanto dos professores, acadêmicos e técnicos da UFRR, buscando proporcionar um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem, à autoestima, ao respeito mútuo, à autonomia, e sobretudo à valorização do aluno.

Atualmente, existem mais de 8.000 alunos na UFRR, destes, 175 são deficientes. O Núcleo atende todos estes alunos, incluindo o que possuem transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Lisiane Rodrigues, o Núcleo serve para fazer uma espécie de ponte entre os alunos com deficiência e seus respectivos cursos, como forma de incentivar os alunos com deficiência à continuarem estudando e incluí-los na comunidade acadêmica. “Quando eu não sabia andar, me ensinaram a andar. Quando eu não sabia falar, me incentivaram a saber falar. Quando o aluno entra na universidade ele tem que ter um incentivo. É isso que fazemos”, afirmou.

O núcleo auxilia os alunos no processo de adaptação na instituição, descobrindo suas necessidades e tentando adaptar o lugar acadêmico para que haja um melhor convívio e maior aprendizado. Para isso, são utilizados equipamentos como lupas, óculos, computadores e livros especiais, além de manter contato via e-mail, telefone e através de visitas para ouvir sugestões e auxiliar quando necessário.

Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (CoordCom/UFRR)