UFRR recebe homenagem em Brasília pelos seus 20 anos de história

UFRR recebe homenagem em Brasília pelos seus 20 anos de história

Participaram da sessão deputados federais da bancada Roraimense, professores da UFRR e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), da Associação dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras ente outros convidados. 

A sessão solene teve dois momentos: o primeiro presidido pelo deputado federal Mauro Benevides (PMDB/CE), que na oportunidade justificou a ausência do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP). Logo na abertura, Benevides anunciou a exibição do vídeo institucional da UFRR, produzido pela TV Universitária (TVE), com duração de 10’. O filme foi exibido nos telões da Câmara e aplaudido pelos presentes.

Em seguida, Benevides citou as considerações do presidente da Câmara, Michel Temer, sobre a UFRR, destacando a importância de uma universidade federal para a construção do saber da região e do país, citando a expansão dos campi Paricarana, Murupu e Cauamé em Roraima e transmitiu os parabéns do colega à UFRR.

Mauro Benevides concedeu a palavra, na tribuna da casa, para a autora da proposta da sessão solene em homenagem aos 20 anos da UFRR, deputada federal Maria Helena Veronese (PSB/RR), que prontamente discursou com propriedade sobre a história, a relevância e os avanços da UFRR ao longo destes 20 anos. “O que estamos comemorando aqui é um marco na Universidade Federal de Roraima. A Universidade, nestes 20 anos, vem contribuindo para o desenvolvimento científico, social e econômico da nossa região”, afirma.

O deputado Benevides a seguir, obedecendo ao regimento interno da Câmara, concedeu a presidência da mesa à deputada Maria Helena para o segundo momento da solenidade. A presidente, por sua vez, saudou a todos e imediatamente concedeu a palavra ao colega Benevides e, por conseguinte, aos deputados Ângela Portela (PT/RR), Márcio Junqueira (DEM/RR) e Neudo Campos (PP/RR). Com discursos positivos e confiantes no futuro da UFRR, todos dos deputados parabenizaram o trabalho dos técnicos-administrativos, professores, estudantes e Administração Superior nesta etapa de consolidação da instituição no estado.

Quebrando o protocolo, Maria Helena convidou ainda para discursar na tribuna da casa, os convidados: Almir Sá, presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima (Sebrae/RR) e Samir Hatem, diretor da Companhia de Desenvolvimento de Roraima.                  

Reitor – A palavra de encerramento ficou por conta do reitor da UFRR, Roberto Ramos. Depois das saudações aos integrantes da mesa, parlamentares e autoridades presentes, Ramos, que é professor da UFRR há 14 anos e há cinco está na administração superior da instituição, agradeceu a iniciativa da homenagem proposta pela deputada federal Maria Helena.

Ramos ressaltou que uma universidade que está se fortalecendo precisa pensar na sua região e no seu povo. “A UFRR constituí-se um projeto estratégico de nação. É um projeto de fixação do homem, de preservação ambiental, de inclusão. É uma universidade que quer ser referência e é a porta de entrada da Amazônia brasileira. Esta homenagem marca este compromisso. É uma renovação dos sonhos da instituição. São comemorados 20 vinte anos de história e, tenho certeza que é também a celebração de esperança de um grande futuro”, diz.

Além dos parlamentares de Roraima estiveram na sessão o pró-reitor de Administração e Desenvolvimento da UFRR, Manoel Bezerra Junior; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRR, professor Luiz Pessoni, professor Reinaldo Ferraz, representando o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; a professora Adriana Rigon Weska, diretora de desenvolvimento da rede IFES, representando o Ministro da Educação, Fernando Haddad; o professor Edmilson Bruno da Silveira, representante da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Brasília e Gustavo Balduíno, secretário executivo da Associação dos Dirigentes das IFES e Dalva Melo, representante do Conselho de Reitores das universidades brasileiras.    

 

Foto: Luiz Alves/Sefot-CD

Compartilhar