UFRR traz Marilena Chaui para ministrar palestra

UFRR traz Marilena Chaui para ministrar palestra

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) trará, no dia 21 de junho, a filósofa Marilena Chaui para ministrar a palestra ‘Sobre a Sociedade Democrática’. Marilena, que é professora de Filosofia da USP (Universidade de São Paulo), é hoje o principal nome da filosofia brasileira. Essa é a primeira vez que ela vem ao Estado. A explanação, direcionada a professores, acadêmicos e pesquisadores, será realizada no auditório do Bloco Azul do Núcleo de Biotecnologia da UFRR, PRONAT, às 18h30. A entrada é gratuita.

O objetivo da UFRR ao trazer Marilena é o fortalecimento do ensino ao aproximar os acadêmicos de grandes nomes que participam de perto dos principais temas discutidos no país e no mundo na atualidade. “Trazer pessoas de respeito e credibilidade ajuda na reflexão de temas mundialmente discutidos”, disse o reitor da UFRR, Roberto Ramos.

Nos últimos anos, a instituição demonstrou a preocupação em promover o debate sobre assuntos diversos, trazendo profissionais de renome nacional para contribuir com o ensino na instituição. Exemplo disso é a vinda do jurista Dalmo Dallari, da geógrafa Bertha Becker, do escritor João de Jesus Paes Loureiro, do jornalista Eugênio Bucci, dentre outros não menos importantes.

Marilena Chaui
Marilena de Souza Chaui, nascida em São Paulo, possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1965) , especialização em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1967), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971) e pós-doutorado pela Bibliotèque Nationale de Paris (1987).

Atualmente, é professora titular da USP. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em História da Filosofia. Ela atua principalmente nos seguintes temas: imanência, liberdade, necessidade, servidão, beatitude e paixão. A pesquisadora fala francês, inglês, italiano, alemão, espanhol, latim, grego e hebraico.

A pesquisadora conta com cerca de 150 apresentações de trabalhos em conferência ou palestras no Brasil e no exterior sobre os mais diversos temas.

Prêmios e títulos
Dentre os inúmeros prêmios e títulos recebidos por Marilena, destacam-se o título de Doctor Honoris Causa, Universidad Nacional de Córdoba (Argentina); título de Doctor Honoris Causa, Université de Paris VIII (França); Prêmio Jabuti para o melhor livro brasileiro de humanidades ‘A nervura do real’, Câmara Brasileira do Livro; Ordem do Mérito, Ministério da Educação e Cultura da República Árabe Síria; Orde des Palmes Académiques, Presidência da República da França; prêmio da melhor livro brasileiro de não-ficção para ‘Cultura e Democracia. O discurso competente e outras falas’, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Livros
A filósofa conta com 27 livros publicados/organizados ou edições, além de inúmeros artigos em diversos periódicos. Dentre os livros da pesquisadora destacam-se, na opinião do professor do Departamento de Antropologia da UFRR, Carlos Cirino, “Introdução à História da Filosofia”, “Convite à Filosofia”, “Da Realidade sem Mistérios ao Mistério do Mundo” e “Cidadania Cultural.

“A Marilena Chaui publicou um livro de bolso, da Coleção Primeiros Passos, intitulado “O que é ideologia?”. É uma coleção com tema para iniciantes muito lida por alunos que ingressam nas universidades. Esse livro é um dos mais lidos e vendidos dessa coleção”, explicou ele.

Além disso, Marilena conta com capítulos publicados em pouco mais de 50 livros.

Compartilhar