UFRRJ – Brasil e Estados Unidos: impactos da pandemia e ameaças à democracia.

O quarto debate on-line promovido pelo Centro de Estudos Avançados (CEA/UFRRJ) trará a presença do prof. John French (Duke University, Estados Unidos).

Estados Unidos e Brasil, os dois maiores países do continente americano, constituem hoje os epicentros da pandemia de COVID-19, sob governos que desafiam as orientações da Organização Mundial da Saúde e da comunidade científica. Ambos vivenciam também um forte tensionamento da institucionalidade democrática, acirrado pela agressiva atuação da extrema direita. De que maneiras o contexto da pandemia afeta a luta em defesa da democracia nos dois países? Quais as semelhanças e conexões entre os dois casos e em que aspectos prevalecem as diferenças?

Para debater essas questões, foi convidado o professor John French (Duke University), que se dedica ao estudo da história social e política do Brasil há várias décadas. Como debatedoras, teremos a participação de Stephanie Reist (doutora pela Duke University e pós-doutoranda na UFRRJ) e da professora Ana Saggioro Garcia (Relações Internacionais da UFRRJ e DDAS). O evento terá ainda a mediação do professor Alexandre Fortes (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ).

Data: 3 de junho de 2020 (quarta-feira)
Horário: 16h30

A entrevista será transmitida pelo canal do CEA no Youtube: http://www.youtube.com/c/CentrodeEstudosAvançadosCEAUFRRJ

Os três primeiros encontros estão disponíveis no canal do CEA e podem ser acessados a qualquer momento