UFRRJ: Posicionamento do CONSU em defesa da democracia e do estado de direito

O Conselho Universitário (CONSU) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), reunido em 30 de março de 2016, diante do agravamento do quadro de crise política e econômica do nosso país, manifesta publicamente repúdio contra toda e qualquer tentativa, explícita ou velada, que coloque em risco a democracia, o estado de direito e as liberdades individuais.

Ao mesmo tempo, reafirma sua posição contrária aos cortes orçamentários que inviabilizam a consolidação da expansão e reestruturação, e o funcionamento efetivo das Universidades Federais. Os cortes e os repasses financeiros insuficientes são incompatíveis com o pleno desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e com o importante processo de inclusão das classes populares nas Instituições Federais de Ensino Superior.

A UFRRJ, mantendo o seu compromisso histórico de lutas pela democratização do país, pautada na liberdade de pensamento e na defesa intransigente da pluralidade de ideias, tem compromisso com o fortalecimento das instituições públicas, da justiça social e da paz. A Universidade defende rigorosa apuração de todas as denúncias de corrupção; e que sejam preservados os princípios republicanos e o estado democrático de direito, presentes na Constituição Federal.

Conselho Universitário da UFRRJ, 30 de março de 2016