UFS terá 4 novos cursos de pós-graduação

Doutorado em Ecologia e mestrados em Biotecnologia, Nutrição e Cinema

A Universidade Federal de Sergipe acaba de aprovar, junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), quatro novos cursos de pós-graduação Stricto Sensu. Trata-se de cursos de Mestrado e Doutorado em áreas estratégicas para o desenvolvimento científico e cultural de Sergipe e do Nordeste.

Com esses quatro novos cursos a UFS passa a ofertar 64 cursos de pós-graduação; sendo 14 doutorados e 50 mestrados; com cobertura temática em todas as áreas de conhecimento.

 

Os novos cursos aprovados esta semana foram:

O Doutorado em Ecologia e Conservação que possibilitará uma nova oportunidade para pesquisas em nível avançado nas áreas de processos ecossistêmicos e conservação da biodiversidade, envolvendo ambientes terrestres e marinhos.

O Mestrado em Biotecnologia que juntamente com o Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia, permitirão maior desenvolvimento da área de o estudo da biologia de maneira convergente, com a utilização de tecnologias avançadas.

O Mestrado em Nutrição que atenderá a uma demanda da sociedade nordestina, para colmatar um déficit de cursos de mestrado nessa área. Além de fomentar o desenvolvimento das pesquisas, a criação do curso de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado) em Nutrição apresenta grande potencial para o desenvolvimento da área de Nutrição na região nordeste.

O Mestrado Interdisciplinar de Cinema e Narrativas Sociais que permitirá formação em alto nível na área de audiovisual em Sergipe. Trata-se do primeiro curso do Brasil sobre essa temática e com caráter interdisciplinar; sendo também o primeiro curso de pós-graduação Stricto Sensu na área de Artes na UFS. Por ter recebido nota 4 na avaliação da CAPES, o Mestrado em Cinema está credenciado para, muito em breve, criar um curso de doutorado na área.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa parabeniza a todos os pesquisadores e aos coordenadores envolvidos nas quatro propostas pelo sucesso nesta empreitada de criar e desenvolver oportunidades de formação de excelência em ensino e em pesquisa para Sergipe e para o Nordeste.

ASCOM – Universidade Federal de Sergipe