UFSB – 1º Seminário em Rede marca retorno das atividades acadêmicas

1º Seminário em Rede da UFSB ocorrerá entre 10 e 14 de agosto, de modo totalmente on-line. O evento terá mesas simultâneas e conferências que acontecerão durante todo o dia e a noite, nos horários das 10h, 14h, 16h e 19h. Já estão confirmados nomes de pesquisadores/as, professores/as e escritores/as que aceitaram o convite para refletir sobre a grande rede de palavras que o seminário propõe.

O encontro reúne em seu tema três vocábulos-chaves para se pensar questões que estão na pauta do dia das universidades brasileiras:  educação, políticas, virtualidades. É um evento que se propõe a ser um lugar de encontros com a sua comunidade para refletir sobre as novas formas e sentidos do ensino superior, em busca de criar condições mais humanizadas que nos ajudem a atravessar este momento.

“Queríamos realçar esta cultura do debate público que é próprio da UFSB. Creio que nenhuma outra universidade debate suas políticas, desde resoluções, como a UFSB faz, enviando-as para todas as unidades acadêmicas que, por sua vez, discutem em suas congregações antes de chegar ao Conselho Superior. É um seminário para apresentar nossas ideias e atuações”, afirma a reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz.

É também essa a opinião da prof.ª Janaina Losada, pró-reitora de gestão acadêmica, para quem um evento como este “constitui uma resposta da comunidade acadêmica às dificuldades que enfrentamos desde o início da pandemia; é uma oportunidade de mostrar todo o trabalho que está sendo desenvolvido”.

Para colocar em prática a ideia de rede como ação coletiva, as Unidades acadêmicas e as representações docente, discente e técnica foram convidadas para criarem mesas na programação, a fim de tratarem de assuntos de seus interesses. A programação, que ainda está em construção, atesta essa diversidade de assuntos e pensamentos, mas aponta também convergências, como a busca por soluções para o momento em que vivemos.

“A nossa vontade era criar um seminário que fosse aberto para a proposição de todos, mas tivemos que nos adequar às limitações. A UFSB consegue fazer apenas duas transmissões simultâneas pelo youtube, daí chegamos a esse formato, que tem a vantagem de não dispersar o nosso público, que terá duas opções de horário para escolher”, explica a professora Milena Magalhães, Diretora de Ensino-Aprendizagem da PROGEAC, que coordena a organização do evento.

 

Inscrições

Os/As interessados/as podem encontrar o formulário de inscrições no endereço: https://ufsb.edu.br/seminarioemrede/

 

Prazo para Submissão de Trabalhos

Apesar do tempo curto, estão abertas também submissões de vídeo-pôsteres, que poderão ser submetidos por docentes e estudantes bolsistas dos programas institucionais, de modo facultativo, bem como demais estudantes de graduação e pós-graduação, no período de 30 de julho a 09 de agosto. As regras estão no site.