UFSB – Ambientar Engenharia Jr é aceita no Núcleo de Empresas Juniores do Sul da Bahia e passar a compor o Movimento Nacional de Empresas Juniores

A “Ambientar Engenharia Júnior” é uma Empresa Júnior (EJ) vinculada ao Centro de Formação em Tecnociências e Inovação (CFTCI) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Foi a primeira EJ de Cursos de 2° Ciclo a ser criada na UFSB, pelos discentes da primeira turma do Curso de Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade e sob orientação dos docentes Peolla Paula Stein e Marcelo Soares Teles Santos.

Desde o dia 03 de Julho de 2019 a empresa possui CNPJ e está apta a desenvolver serviços de consultorias ambientais nas diversas áreas de atuação ligadas aos cursos de Engenharia do CFTCI. Após a formalização jurídica, contábil e fiscal da empresa e a elaboração de um planejamento estratégico, vislumbrou-se a possibilidade de integrar a empresa ao Movimento Júnior do Brasil, cuja representação aqui na região é feita pelo Núcleo de Empresas Juniores do Sul da Bahia (NEJSul).

O presidente do Conselho Administrativo do NejSul – Gestão 2020, Tiago Senger dos Santos, que auxiliou diretamente a Ambientar Engenharia Jr. neste processo, disse que “é com orgulho e enorme satisfação que o Núcleo de Empresas Juniores do Sul da Bahia aprovou, em 05 de Junho de 2020, através do seu Conselho Administrativo, com unanimidade, a filiação da Ambientar Engenharia Júnior. A partir de hoje, além de filiada ao Núcleo, está também vinculada às demais instâncias do Movimento Empresa Júnior, e compartilha agora do sonho de um Brasil Empreendedor com outras 1144 empresas juniores presentes em todos os 27 estados. Enquanto Presidente do Conselho do Núcleo, dou as minhas mais sinceras boas vindas a Ambientar e à UFSB ao maior movimento de empreendedorismo jovem do mundo, que seja uma jornada longa e enriquecedora”.

A estudante de Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade Jaielle Rodrigues Nascimento, Diretora Geral da EJ, pontua que “fazer parte de uma EJ não é fácil. É colocar em prática tudo aquilo que você aprendeu e um pouco mais. Mas nós, da Ambientar Engenharia Jr., com força, determinação e coragem, temos alcançado grandes conquistas, apesar dos desafios. E a nossa entrada no NEJ-Sul mostra isso. Enquanto Diretora Geral da Ambientar, digo em nome de todos os membros, que estamos muitos felizes e gratos. Que essa mais nova conquista venha ser um divisor de águas em  nossa EJ.”

A Profa. Peolla Paula Stein, que orienta as atividades da EJ, destaca que “agora a Ambientar Engenharia Jr. compõe uma rede com foco no empreendedorismo júnior e tem a oportunidade de  desenvolver e aprimorar os conhecimentos de seus consultores. Além do mais, fazer parte deste movimento aumenta a credibilidade frente aos clientes que buscam um serviço de qualidade e aumenta a possibilidade de parcerias regionais por meio também da Federação Baiana de Empresas Juniores. Este resultado é fruto da motivação dos alunos e da formação qualificada ao empreendedorismo de base científica e tecnológica e também social no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e no aprofundamento nos componentes curriculares dos Cursos de Engenharia do CFTCI.”

O Prof. Marcelo Soares Teles Santos, Decano do CFTCI, explica que “a filiação da Ambientar Jr. no NEJ-Sul comprova a dedicação e a competência dos estudantes envolvidos no processo e deixa um legado importante para os colegas das próximas gerações. Além disso, o professor destaca o fortalecimento do Ecossistema de Empreendedorismo criado no CFTCI, cujo modelo pedagógico contempla o Ensino de Empreendedorismo com os Projetos Integradores Modulares de Empreendedorismo, além de outras iniciativas para os estudantes do Centro, como editais de auxílio a projetos de ideias de empreendedorismo na Engenharia.

Texto encaminhado pela professora Peolla Stain