UFSB – Reitora participa da 5ª Conferência Mundial sobre Combate às Desigualdades

A professora Joana Angélica Guimarães da Luz, reitora da UFSB, participou da mesa de abertura da 5ª Conferência Mundial sobre Combate às Desigualdades Econômicas, Raciais e Étnicas (5ª WCORREEI), realizada na noite de 26 de setembro na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória.

A reitora destacou como um dos momentos mais especiais da solenidade a mostra de relatos de racismo e violência contra mulheres, negros(as) e moradores(as) de bairros da periferia.

As apresentações abriram a décima edição do Seminário Nacional #VidasNegrasImportam, realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo (Neab-Ufes), que integrou as atividades da Conferência Mundial.

A mesa de abertura teve as presenças do reitor da UFES, Reinaldo Centoducatte; do presidente geral da 5ª Conferência Mundial e do Centro Roy Wilkins para Relações Humanas e Justiça Social da Universidade de Minnesota (EUA), Samuel Mayers Júnior; da coordenadora do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da Ufes, Elisa Ferreira Bartollozzi; da coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufes e presidente da comissão organizadora da Conferência Mundial, Patrícia Gomes Rufino de Andrade; da coordenadora nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas e coordenadora estadual das Comunidades Quilombolas  do  Espírito Santo, Kátia dos Santos Penha; do presidente do Instituto Elimu Professor Cleber Maciel, Gilberto Batista Campos, dentre outras representações.

A reitora da UFSB esteve presente também, no último dia 25, em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no seminário “A educação superior na pós-CRES 2018”. O encontro teve por finalidade debater o Plano de Ação que definirá objetivos, metas e indicadores para as instituições da América Latina e Caribe, a partir da Declaração Final da III Conferência Regional da Educação Superior (CRES 2018), realizada na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, entre 11 e 15 de junho.

A CRES 2018 foi uma das reuniões preparatórias da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, que ocorrerá em Paris, em 2019, e marca o centenário da Reforma Universitária de 1918, em defesa da autonomia e democratização da universidade pública.

A partir do Plano, que está em fase de elaboração, os(as) reitores(as) das universidades e institutos federais pretendem formular um conjunto de tarefas e ações estratégicas que possam nortear as políticas de Ensino Superior na região nos próximos anos.

O evento foi realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio da UFRGS.