UFSB se torna Centro Aplicador do TOEFL-ITP

No dia 11 de abril, a Universidade Federal do Sul da Bahia se tornou concretamente Centro Aplicador do TOEFL-ITP, através de aplicação do teste em Itabuna, no campus Jorge Amado. A aplicação foi organizada pelas professoras Silvia La Regina (coordenadora do Idiomas sem Fronteiras na UFSB) e Conceição Barbosa.

O TOEFL-ITP é um dos exames de proficiência para a língua inglesa mais conhecidos e mais aceitos no mundo. É exigido para a concessão de bolsas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e de outros programas em países de língua inglesa, mas também pode ser realizado apenas como teste de nivelamento. É importante frisar que o candidato não é aprovado ou reprovado, mas é classificado.

Toda a comunidade universitária da UFSB e da UESC (estudantes e servidores docentes e técnicos-administrativos) pode se submeter gratuitamente ao teste que será aplicado frequente e regularmente. A inscrição é feita apenas no site do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF): http://isfaluno.mec.gov.br/ . Provisoriamente, a UFSB consta no site como UFESBA, sua sigla de fundação.

Além de Centro Aplicador do TOEFL, a UFSB se tornará NUCLI no segundo semestre de 2015. O Idiomas sem Fronteiras conta atualmente com 63 núcleos (NUCLI) em universidades federais para ofertar cursos presenciais de inglês gratuitos e com bolsas para os docentes.

Os cursos visam enfatizar o desenvolvimento da comunicação oral e escrita, o conhecimento de culturas acadêmicas em países onde se usa a língua inglesa no ensino superior e a interação aluno-aluno e professor-aluno, e principalmente a capacitação de docentes que integrarão a rede pública de ensino fundamental e médio da região.

ASC-UFSB