UFSC – Congresso Internacional em Crítica Genética terá conferências transmitidas ao vivo

Com o tema “A Crítica Genética na América do Sul: Pesquisas e Perspectivas”, o 11º Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG) será realizado no período de 18 a 21 de junho de 2013, nos auditórios do Centro Socioeconômico (CSE) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A conferência de abertura será ministrada pelo professor Daniel Balderston, da Universidade de Pittsburgh, sobre o tema “Reticências: sobre o manuscrito de El hombre de la esquina rosada“, às 8h30, no Auditório Henrique Fontes.

Para aqueles que não poderão estar presentes no evento, as conferências do período da manhã, das 8h30 às 11h50, serão transmitidas por videoconferência no endereço www.videoconferencia.cce.ufsc.br.

Além de conferências, estão programados simpósios, minicursos com os professores convidados, mesas-redondas e lançamentos de livros. Confira aprogramação.

Sobre o evento

O evento espera reunir pesquisadores que trabalham com a temática da Crítica Genética, área da literatura que busca compreender as gêneses de uma obra literária. As pesquisas neste campo investigam os mecanismos da produção, buscando elucidar os caminhos seguidos pelo escritor até o nascimento da obra. O interesse da Crítica Genética está voltado para o processo criativo artístico. As pesquisas são feitas em cadernos de anotações, diários, correspondências, manuscritos e outros documentos que registram as marcas do escritor.

A crítica genética brasileira tem se destacado nas últimas décadas no cenário internacional por uma ampliação dos seus âmbitos de reflexão, pesquisa e aplicação. Além do literário, foram então incluídos processos de estudo de tradução, inclusive de tradução intersemiótica, educação, inclusão social, etc. É essa peculiaridade especificamente brasileira dentro do cenário da crítica genética sul-americana, que será divulgada no evento, sem esquecer sua relação com a crítica genética de matriz francesa, num diálogo construtivo que potencialize e não amenize as diferenças de cada um.

No Congresso serão divulgadas as pesquisas dos inúmeros núcleos brasileiros e internacionais que lidam com acervos de autores sul-americanos, ou que estão desenvolvendo projetos de pesquisa inovadores e caracterizados pela reflexão crítica sobre processos de criação em geral. Visa-se, com isto, fortalecer a identidade da crítica genética na América do Sul, sua visibilidade e reconhecimento no plano internacional. O Congresso pretende também intensificar as colaborações com núcleos de pesquisa da America Latina para mapear a atuação da crítica genética contemporânea no nosso continente e estabelecer políticas comuns e ações para a sua divulgação.

Com esse intuito, estarão reunidos geneticistas e pesquisadores, de várias áreas e procedências, de acervos para confrontar suas pesquisas numa troca verdadeira que possa ir além dos encontros formais de um evento acadêmico internacional. Cada simpósio terá um número máximo de 12 participantes.

Serviço

O quê: 11º Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG)

Quando: 18 a 21 de junho de 2013

Onde: Auditórios do Centro Socioeconomico (CSE) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mais informações: http://www.congresso.apcg.com.br/apresentacao.html

 Evento de lançamento dos livros:

– Journal d’une lycéenne sous l’Occupation – Toulouse 1943-1945, Aline Dupuy, Thierry Crouzet e Frédéric Vivas

– Bernadete Andrade: por entre pinturas e cidades imaginárias, Priscila Pinto (org.)

– Um acervo raro: inventário da biblioteca – Alícia Duhá Lose, Jorge Augusto Alves da Silva e Vanilda Salignac de Sousa Mazzoni

– Consciência e liberdade em Sartre, Carlos Eduardo de Moura

– A gênese de um processo tradutório, Sérgio Romanelli

(Veja o resumo das obras)

Quando: 18 de junho, às 18h

Onde: Auditório Henrique Fontes

Ascom UFSC

Men s Navy Blue Suit
watch game of thrones online free in the week ending Aug

Fashionable 2nd Anniversary of Miami Fashion Spotlight
games online If your answer is a resounding

12 Steps of Becoming Financial Slave
vintage wedding dresses I see it continuing to establish itself and gaining market share

Leather Jackets Come In Stunning Styles For Women
forever21 Teddy Boys in the UK preferred the messier look

What Is a Visual Merchandiser in Fashion
onlinegames would be a jacket

Trends in Teen Summer Programs Page 1 of 2
jeux fr so how believe the lawsuit become the globally epitome of all boys pattern

dd’s DISCOUNTS to Open a New Store in Downtown Portland
kleider ryan mcginley’s wrangler posters

Liz Claiborne to Divest 16 of 36 Apparel Brands
cool math Coach’s Ultimate Problem Is Its Brand