UFSC cria programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas

UFSC cria programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas

Estão abertas na UFSC até o dia 19 de dezembro as inscrições para o Mestrado em Ciências Fisiológicas, aprovado este ano pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A seleção está programada para o período de 11 a 20 de fevereiro de 2009. O objetivo é formar mestres com capacidade de ensinar e desenvolver projetos científicos, empregando métodos e técnicas usuais de fisiologia e farmacologia. O início da primeira turma será em março de 2009.

O programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas foi criado pelo Centro de Ciências Biológicas da UFSC em parceria com a Sociedade Brasileira de Fisiologia. Foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outubro de 2008, com conceito 4. Conta com quatro linhas de pesquisa: Fisiologia e Farmacologia da Dor; Neurofisiologia e Comportamento; Controle do Metabolismo Energético e da Ingestão Alimentar e Fisioecologia de Animais Aquáticos e Terrestres.

O Mestrado e Doutorado na área fazem parte do Programa Multicêntrico de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas, uma associação entre a UFSC e outras universidades (chamadas Instituições Nucleadoras) com elevada conceituação pela Capes. Estas instituições são a Universidade Federal de Minas Gerais (Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, conceito 7 pela Capes), Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Programa de Pós-Graduação em Fisiologia, conceito 7), Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Biomédicas (Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Humana, conceito 6), Universidade Federal do Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em Ciências: Fisiologia, conceito 6) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Programa de Pós-Graduação em Fisiologia, conceito 5).

Com esta associação, o estudante poderá ser assistido por dois orientadores, um pertencente a UFSC (necessariamente), e outro pertencente a uma das Instituições Nucleadoras (opcional). O estudante será matriculado e terá seu diploma emitido pela UFSC, onde realizará boa parte do seu trabalho (dissertação ou tese). Porém, deverá escolher entre as outras universidades para cursar as disciplinas necessárias à integralização da carga horária exigida, de acordo com as oferecidas pela mesma.

Informações sobre o Mestrado em Ciências Fisiológicas com o professor do Departamento de Ciências Biológicas Moacir Serralvo, pelo telefone 3721-9352 (ramal 214), ou pelo e-mail serralvo@ccb.ufsc.br

Mais informações sobre o Programa Multicêntrico de pós-graduação no site http://www.sbfis.org.br/multicentrico.asp

Compartilhar