UFSC discute implantação do Plano Diretor Estratégico do Hospital Universitário

A implementação do Plano Diretor Estratégico (PDE) está sendo analisada por 15 grupos de trabalho da Gerência de Atenção à Saúde e da Gerência Administrativa do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC). O Plano Diretor Estratégico apresenta diretrizes gerais, discute problemas na implementação de políticas e apresenta soluções para processos necessários para os trabalhos no hospital, buscando a melhoria contínua da assistência em saúde, do ensino e da pesquisa.

De acordo com a Unidade de Planejamento do HU, o trabalho, nesta fase, consiste na realização de oficinas de trabalho com as áreas técnicas envolvendo os trabalhadores, planejando novas ações, implementando os planos de trabalho de forma participativa, além da divulgação dos pontos já definidos e alcançados pelas equipes. Outro objetivo é consolidar cada vez mais a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando uma relação custo-benefício, tendo como elementos norteadores da gestão a governança, transparência, eficiência, gestão de riscos, gestão de pessoas, da tecnologia e ações de pesquisa e inovação científica.

Os grupos de trabalho em andamento incluem a Unidade de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente; Unidade de Atenção à Saúde da Mulher; Unidade de Oncologia e Hematologia; Centro Cirúrgico; Central de Esterilização; Gestão de Leitos; Unidade de Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica; Unidade de Diagnóstico por Imagem (Radiologia); Divisão de Enfermagem; Divisão de Gestão de Pessoas; Setor de Infraestrutura e Setor de Orçamento e Finanças.

Outro projeto em fase inicial diz respeito à implantação da Gestão à Vista no HU-UFSC, um sistema que permite maior participação dos gestores, trabalhadores, pacientes e familiares, no gerenciamento das ações e no planejamento do hospital. Em alguns locais do hospital, é possível observar os murais com o detalhamento das ações do planejamento das Unidades e Setores, especificando algumas metas e atividades desenvolvidas para implantação do PDE.