UFSC e Nissan testam baterias de modelo elétrico para armazenar energia em postes de luz solar

Serão iniciados os testes para o uso de baterias de segunda vida do Nissan (veículo 100% elétrico). Foto: Jair Quint

Após a utilização nos veículos elétricos, as baterias ainda possuem uma grande capacidade de carga remanescente. Na próxima quarta-feira, 2 de outubro, às 16h30min, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Nissan irão iniciar os testes para o uso de baterias de segunda vida do Nissan LEAF (veículo 100% elétrico). O objetivo é o armazenamento da energia de postes de luz equipados com painel solar fotovoltaico.

Durante o evento, postes solares serão ligados usando as baterias do modelo e passarão a iluminar parte do pátio do Centro Fotovoltaica da UFSC, localizado no Sapiens Parque S.A., no Norte da Ilha de Santa Catarina. Os postes são alimentados por uma combinação de painéis solares e baterias do veículo elétrico na base. No futuro, este estudo pode permitir o acesso à iluminação pública para regiões que não são abastecidas pela rede tradicional de energia elétrica.

O projeto é fruto do memorando de entendimento assinado, no ano passado, entre a fabricante japonesa e a UFSC, tendo como objetivo estudar soluções futuras para as baterias usadas em carros elétricos. Estarão presentes no evento o coordenador do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC, professor Ricardo Rüther, e o diretor de Comunicação da Nissan, Rogério Louro. A imprensa poderá acompanhar os testes e realizar gravações e fotos.

SERVIÇO

Data: 2 de outubro de 2019 (quarta-feira)

Horário: 16h30min

Endereço: Anfiteatro do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar – Centro Fotovoltaica/UFSC, na Avenida Luiz Boiteux Piazza, nº 1302 – Lotes 114/115, no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis/SC.