UFSC – IV Minicurso de Engenharia Biomédica na Prática tem inscrições até 03/07

De 4 a 6 de agosto o prédio do Instituto de Engenharia Biomédica(IEB) da UFSC, no Centro Tecnológico (CTC), irá sediar o IV Minicurso de Engenharia Biomédica na Prática. O objetivo do evento é realizar atividades práticas e palestras em Engenharia Biomédica para proporcionar aos alunos de graduação uma melhor visão das possibilidades de trabalho na área. As vagas são limitadas, apenas 16, e as inscrições podem ser feitas até dia 3 de julho através do email minicurso2011@ieb.ufsc.br.

O público-alvo do minicurso são os alunos de graduação em Engenharia a partir da sexta fase. Júlia Gallinaro, mestranda do IEB, explicou o motivo desse pré-requisito. “O aluno que já está no terceiro ano começa a procurar uma área de interesse, e o minicurso traz o engenheiro biomédico, profissional que trabalha com gestão e desenvolvimento de tecnologia para aplicação na saúde”. A mestranda comenta que a área abrange profissionais de várias engenharias, por ser multidisciplinar, e que nas outras edições o minicurso recebeu alunos vindos principalmente da Engenharia Elétrica, Computação, e Controle e Automação.

Os inscritos deverão passar por seleção para participar do minicurso. Os selecionados recebem uma lista do material teórico para acompanhar as aulas. A programação inclui Gerenciamento da Tecnologia em Hospitais; Aquisição de Sinais Biológicos; Redes Neurais em Aplicações Biomédicas e outras áreas que ainda serão definidas.

Júlia explica que todo ano o curso é aprimorado, e vai se tornando cada vez mais prático. “Sempre que acaba o minicurso, procuramos saber o que pode melhorar. Este ano vamos ter atividades laboratoriais, de instrumentação, programas de engenharia biomédica, enfim, tudo para deixar claro o trabalho do engenheiro biomédico”. Os mestrandos e doutorandos do IEB darão a maioria das aulas. “Muitos pós-graduandos já trabalham e pesquisam sua própria área, por isso fica mais fácil na hora de ensinar”, comenta Júlia. Aqui na Universidade o IEB-UFSC trabalha com as seguintes linhas: Instrumentação Biomédica; Engenharia Clínica; Informática Médica; e Bioengenharia.

Mais informações através de minicurso2011@ieb.ufsc.br , www.ieb.ufsc.br/mini_curso , ou com o Instituto de Engenharia Biomédica (IEB-UFSC) no telefone 3721-9594.

Compartilhe: