UFSC – Ônibus elétrico de energia solar completa equivalente a volta ao mundo

Ao longo do dia 6 de novembro, segunda-feira, o ônibus elétrico alimentado por energia solar da UFSC irá completar 40 mil quilômetros rodados após oito meses de operação regular, distância equivalente a uma volta inteira na Terra.

Inaugurado em dezembro de 2016, o Ônibus Elétrico iniciou o serviço regular de transporte entre o Campus Central da UFSC e o Sapiens Parque em março de 2017. O ônibus – que é parte de um projeto denominado deslocamento produtivo com veículos elétricos alimentados por energia solar fotovoltaica – é um ambiente de trabalho, com poltronas confortáveis (somente transporta passageiros sentados), duas mesas de reunião, tomadas 220V e USB, wi-fi e ar-condicionado.

O veículo elétrico realiza cinco viagens por dia (52 quilômetros por viagem do Sapiens Parque à UFSC e retorno, cerca de 5.000 km/mês), prestando serviços gratuitos para a comunidade da UFSC, totalmente alimentado pela eletricidade solar gerada nas coberturas do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC (www.fotovoltaica.ufsc.br), no Sapiens Parque, no norte da ilha de Florianópolis.

O projeto, coordenado pelo Ricardo Rüther da UFSC, contou com financiamento de R$ 1 milhão pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI, atual MCTIC) e conta com a parceria das empresas WEG, Marcopolo, Mercedes e Eletra