UFSC – Proad assina contrato para obras no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas

Alunos, professores e técnico-administrativos em Educação que atuam no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) devem assistir a mudanças no local nos próximos meses. Na manhã desta quinta-feira (18/7), foi assinado o contrato das obras no Centro, que compreendem a construção do prédio administrativo e a instalação de um elevador no bloco 29 do Departamento de Química.

As novas instalações irão abrigar a direção do CFM, as coordenações dos cursos de graduação em Química, Física, Matemática e Meteorologia, e algumas coordenações de pós-graduação, setores atualmente alocados nos blocos modulados do Centro, construídos na década de 1960. Salas de aula e a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica também funcionam no local.

O diretor do CFM, Valdir Rosa Correia, avalia que as condições do ambiente não são ideais para trabalhar e estudar. “O lugar é inadequado e insalubre. Quando cheguei à UFSC, em 1978, aquilo era provisório, e ainda vai continuar a funcionar por algum tempo. A notícia das obras alivia um pouco a nossa angústia de melhorar a vida dos alunos e as condições de trabalho dos servidores”, comenta.

Biblioteca setorial, anfiteatro para 150 pessoas, espaço para a empresa júnior e salas de aula estão previstos no projeto desenvolvido pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE) da Universidade. O valor das obras licitadas é de R$ 7.077.758,10, e os recursos são do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Governo Federal.

A reitora Roselane Neckel, o diretor do CFM Valdir Rosa Correia, o vice-diretor Licio Hernanes Bezerra, a pró-reitora adjunta de Planejamento e Orçamento Izabela Raquel, e o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras (DFO) Rodrigo Bossle Fagundes, participaram da cerimônia realizada no auditório do Departamento de Química. O pró-reitor de Administração, Antônio Carlos Montezuma, e o sócio-diretor da Lima e Silva Engenharia e Construções Ltda. – empresa vencedora da licitação –, Júlio César de Lima e Silva, firmaram o contrato.

Diminuir as desigualdades entre os vários Centros de Ensino da Universidade é um dos objetivos da atual gestão, explica a reitora. “São 14 meses de muito trabalho em equipe. Entre 2008 e 2011, a UFSC recebeu 138 milhões para o Reuni. Uma grande parte desse capital não foi usada em obras. Em maio de 2012, a atual gestão se deparou com a pendência de 50 mil metros quadrados de projetos de obras a serem construídas. Houve a finalização de projetos de mais de quatro anos em seis meses, incluindo obras para os três cursos Reuni do Centro de Comunicação e Expressão e para os quatro cursos Reuni do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Há a pactuação para 8 mil metros quadrados de obras no Centro de Ciências Biológicas, localizado em uma estrutura da década de 1970. Refizemos o orçamento do CFM e estamos trabalhando também para estruturar o campus de Curitibanos”, esclarece.

As obras do CFM somam 3.441,88 metros quadrados e começarão a ser executadas no dia 29 de julho, segundo o diretor do DFO. A previsão é de que sejam concluídas em 16 meses. “A ordem de serviço será assinada na próxima semana. Os fiscais, um engenheiro civil e um engenheiro eletricista já foram designados e acompanharão as obras diariamente”, explica.

Montezuma comunica que as licitações para obras em calçadas e acessos do CFM estão prontas. Os engenheiros do Departamento de Manutenção Predial e Infraestrutura realizam a vistoria com a empresa contratada para iniciar os trabalhos. As reivindicações para melhorias na infraestrutura são antigas, e as obras sinalizam a valorização do trabalho desempenhado pelo Centro. “O CFM é um centro com nível de pesquisa de excelência – temos programas de pós-graduação com conceito 7 na Capes – e é um prestador de serviços, porque dá aulas para outros cursos em centros como CTC, CFH e CCS”, comenta o diretor.

(Bruna Bertoldi/Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria/UFSC – (48) 3721-9319)

Suicide Among Youth Within Residential Group Facilities and Single Family Foster Homes
free games online 5 footage which perk up your mood

ANN INC Management Discusses Q3 2012 Results
cheap bridesmaid dresses each schoolgirls with regard to catwalk to the big time

A History of the Snapback Hat
cheap flights violet button up shirt with great fitting black pants

The Risk of a Stroke During Plastic Surgery
onlinegames The fabric wasn’t too heavy I live in Miami

Canadian Web Host Islandnet Goes Offline Following DDoS Attack
jeux fr Also STFs are cheap

and the Role of Fashion Design Schools
kleider There are things to like and there are things that are aggravating

Maryland struggles with setback distances
ballkleider With an emphasis on the shape of the body and conservatism

boreal canada goose parka Europe style wholesale
games I don’t get it