UFSC – Projeto beneficia professores da educação básica

Desenvolvido pelo Laboratório de Novas Tecnologias do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o projeto de Produção dos Módulos Introdutórios do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) está mudando o panorama da educação básica do Brasil. Realizado em parceria com o Ministério da Educação, que promove o Proinfo, e com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o projeto de Produção dos Módulos Introdutórios faz a transposição de materiais da plataforma do meio impresso para o meio digital e beneficia professores do ensino público de todo o país.

“A UFSC vem desde 2011 se responsabilizando pelo desenvolvimento dos materiais do ProInfo Integrado”, explica a coordenadora do projeto, professora Roseli Zen Cerny. “Nesta etapa produzimos a versão digital dos módulos de formação que são distribuídos para todo o país”, explica a coordenadora, para quem o papel da Feesc é muito importante na gestão do projeto. A Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc) é responsável pelo gerenciamento administrativo e financeiro do projeto.

O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano escolar. O projeto é articulado à distribuição de equipamentos tecnológicos nas escolas pelo Proinfo e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais por ferramentas como o Portal do Professor e TV Escola. São ofertados cursos como de Inclusão à Educação Digital, Tecnologias na Educação, Elaboração de Projetos ou Redes de Aprendizagem.