UFSC realiza cerimônia de posse do reitor Ubaldo Balthazar

No sábado (18), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou a solenidade de posse da gestão 2018-2022, composta pelo reitor Ubaldo Cesar Balthazar e pela vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann.

Com a presença do presidente e do vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Reinaldo Centoducatte (UFES) e Edward Madureira (UFG), a cerimônia foi marcada por homenagens ao reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, nome dado ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Centoducatte destacou que as universidades federais vivem tempos difíceis, razão pela qual a presença de reitores e ex-reitores em um momento que marca o que chamou de ‘recomeço da UFSC’ torna-se tão significante. De acordo com o reitor, a luta construída pela unidade universitária possibilitou à UFSC escolher democraticamente seu reitor. “Vivemos uma época em que não se respeita a Constituição, o aparato legal e as normas mínimas de convivência e de funcionamento das instituições brasileiras. Determinadas corporações se apoderaram da estrutura de poder, segundo a sua conveniência e os seus objetivos. E neste momento de resistência é muito relevante prestar uma homenagem ao nosso reitor que, infelizmente, perdeu a vida buscando democracia, liberdade de expressão e direito ao exercício da cidadania. A comunidade da UFSC vai superar essa triste passagem da história, mas as universidades federais e a Andifes seguem vigilantes na defesa da democracia e da autonomia universitária.”

Ao afirmar que o compromisso da nova gestão é dar continuidade ao compromisso com a educação superior de qualidade defendida por Cancellier, o reitor Ubaldo destacou que pretende superar o momento triste pelo qual a universidade passou e recuperar a autoestima da UFSC. “Uma das nossas mais importantes tarefas é consolidar o processo de transparência em todos os níveis de gestão, restabelecer o ambiente saudável e fazer com que cada membro da instituição sinta orgulho de estar aqui. Não se pode esquecer o que aconteceu, mas temos que superar para poder trabalhar com tranquilidade, paz, nos sentindo bem no ambiente de trabalho, obedecendo aos grandes princípios da instituição – Pluralidade e Democracia, com respeito às diferenças acadêmicas, culturais e interculturais, com diálogo e plena participação, pautados na responsabilidade e na construção democrática e cidadã”.

Lembrando o companheirismo do reitor Cancellier, a vice-reitora Alacoque afirmou que se sente honrada por continuar a gestão da UFSC ao lado de um reitor comprometido com os avanços que se fazem necessários. “O plano de ação desta gestão foi aprimorado e ampliado para superar os desafios que se colocam no dia-a-dia de uma universidade pública e gratuita. Seguiremos com o desafio de ser e fazer muito mais”, finalizou.