UFSC reúne pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis de diversas regiões do País

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) é realizado há 26 anos e debate temas relacionados à Política Nacional de Assistência Estudantil, com o objetivo de melhorar as condições de permanência dos estudantes e proporcionar educação de qualidade nas universidades. A 54ª edição do evento teve início na manhã desta quarta-feira, 6 de novembro, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

As reitoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Pacheco, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Lauro Mattei, o coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSC, Isaac Kofi Medeiros, o coordenador nacional do Fonaprace, Ronaldo Crispim Sena Barros, o diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), Dilvo Ristoff, e o representante da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Catarinense dos Estudantes (UCE), Yuri Becker, participaram da abertura.

Para a vice-reitora, fazer com que as políticas de permanência e acesso se tornem efetivas é um desafio. “É preciso garantir que os alunos que ingressam na universidade por meio das políticas de inclusão tenham condições de continuar os cursos, para que sejam excelentes profissionais inseridos no mercado e façam parte da distribuição de renda da nossa sociedade”, afirmou.

A reitora Roselane considera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, conhecida como Lei de Cotas, uma das mais importantes deliberadas no país nos últimos anos. Segundo ela, é fundamental desenvolver um planejamento que considere a legislação para que a permanência dos estudantes aconteça. “Uma universidade não deve atingir apenas um grupo social, mas todos. No entanto, essa democratização só vai se concretizar se tivermos estrutura administrativa para sustentar a permanência. Caso contrário, teremos alto índice de evasão”, avaliou.

A falta de pessoal é um fator que dificulta a criação de condições para permanência dos estudantes. “Percebemos a necessidade de um estudo cuidadoso a ser feito pelo MEC para reavaliarmos a questão dos técnico-administrativos em educação. Hoje não temos a quantidade necessária para dar conta da complexidade que envolve as universidades. Um levantamento feito pela Pró-Reitoria de Graduação aponta um deficit de 630 professores e 650 TAEs”, disse Roselane Neckel.

Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), ações afirmativas e a nova modalidade de Bolsa Permanência serão temas debatidos durante os três dias de encontro. Mesas redondas e Grupos de Trabalho (GTs) de Esportes, Saúde, Restaurantes Universitários (RUs), Acessibilidade, Recursos Humanos, Política Nacional de Assistência Estudantil e Gestores estão entre as atividades previstas. No último dia, será realizada a eleição dos coordenadores regionais e da coordenação nacional do Fonaprace.

Representantes de instituições de ensino de diversas regiões do país participam do evento, que segue até a próxima sexta-feira (8). O Fórum integra a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e é um interlocutor junto ao Governo Federal.

Bruna Bertoldi Gonçalves/Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria/UFSC

 

Haute Lanta Fashion Week begins Wednesday 9
free games online more delicate skin is especially vulnerable

Buy Diwali Dresses for Women
forever21 where to get the very best possibilities

Lindsay Lohan Fashion Design Flop PICTURES VIDEO
onlinegames Singletrack trail and dirt jeep road

Designer Kills Himself Days Before Fashion Week
jeu gratuit Some of these retailers operate more than one outlet

There Are A Few New Girls On The Block
games the particular 10 a great deal of hogwash lp insure developments at that time

Blair Waldorf Feels a Pleasant Shudder
kleider indian dinning establishments operating in mississippi

Eclipse Fashion Style On a Budget
ballkleider By doing nothing for an extended period

8 Wedding Photography Tips for Beginners
games building a garments