UFSC terá projeto institucional de atenção psicossocial a estudantes

UFSC terá projeto institucional de atenção psicossocial a estudantes

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reuniu, na tarde desta quinta-feira, dia 26, um grupo de professores e técnicos interessados em formar um Grupo de Trabalho (GT) para delinear um amplo projeto de atenção psicossocial a estudantes de graduação e pós-graduação. Essa foi a segunda reunião do Grupo, que deverá acolher mais participantes, inclusive representação discente.

Participaram desta segunda reunião a reitora Roselane Neckel; a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco; a professora Daniela Ribeiro Schneider, do Departamento de Psicologia e do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE); a professora Ana Izabel Jatobá de Souza e o professor Jeferson Rodrigues, do Departamento de Enfermagem; o professor Walter Ferreira de Oliveira, do Departamento de Saúde Pública; a psicóloga Elisa Eggers Luiz e a assistente social Daniela Maria Silva de Oliveira Togneri, da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE); e a coordenadora de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Janaína Santos, que também coordena o GT.

A intenção é elaborar um projeto de atenção psicossocial e pedagógica na UFSC, conectando práticas que já acontecem na instituição a novas abordagens para atuar principalmente na prevenção ao consumo abusivo de drogas e álcool. A nomeação oficial dos membros do GT deve acontecer em breve.

“Sabemos que é um projeto complexo, mas precisamos começar. Queremos reunir pessoas com competências para delinear uma atuação institucional forte e uma política de atenção psicossocial que seja permanente na UFSC, com foco inicial em nossos estudantes”, ressaltou a reitora Roselane Neckel.

A professora Daniela Ribeiro Schneider salientou que existe uma demanda institucional por um projeto abrangente de promoção à saúde e apontou alguns projetos que já existem de forma dispersa. “Precisamos pensar em uma rede, pensar grande e com solidez”, defendeu Schneider. A docente disse, ainda, que será necessário planejar abordagens em vários campos de prevenção: aberta (público em geral); seletiva (voltada para pessoas que estão em condições de risco); e indicada (direcionada a pessoas que já têm necessidades claras de atenção).

O professor Jeferson Rodrigues lembrou que, de acordo com um levantamento realizado pela ANDIFES a respeito do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras (ver link), existe um aumento significativo no número de crises emocionais e atendimentos psiquiátricos de estudantes. Rodrigues relata que são distúrbios emocionais que podem ou não estar ligados ao uso de substâncias, mas que podem levar ao seu consumo.

A pesquisa aponta que 47,7% dos entrevistados relatam ter passado por crises emocionais. Em 2003, esse número era de 36,9%. Já os atendimentos psiquiátricos subiram de 5,5% para 9%. “É um dado que reflete uma realidade significativa. Se pensarmos em um universo de mais de 30 mil estudantes, como é o caso da UFSC, é um quantitativo relevante”, destaca Rodrigues.

Após a nomeação oficial do GT, as reuniões deverão acontecer quinzenalmente até a elaboração de um projeto institucional delineando os objetivos, a atuação e o planejamento de ações.

Ascom UFSC 

Lindsay Lohan Fashion Forward at White House Correspondents
free games online We spent capital over the terminal loan

More Than a Fashion Accessory
games online How much

Fashion in the Late 1800s
cheap bridesmaid dresses We’re so involved in sacrificing for our kids

Classy woman’s list of the top 10 fashion essentials
cheapest flights Ecco CASUAL PITCH HYDROMAX

How Many Moods Go Through Your Mind
forever21 327 for clothing and from

Cover Letter Examples Administrative Assistant
onlinegames When footwear fashion calls for tall kicks

Glam up your avatar with amazing clothes
ballkleider But if the guy can shrug it off and show confidence

Macy’s Management Discusses Q2 2011 Results
games socially answerable kinds

Compartilhar