UFSCar – Cerimônia de abertura da Reunião Anual da SBPC foi marcada pelo destaque ao papel da CTI no desenvolvimento do País

Na noite de ontem (12/7), foi aberta oficialmente a 67ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontece até o dia 18 no Campus São Carlos da UFSCar. A cerimônia contou com a participação de um grande número de dirigentes de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de mais de mil convidados, entre participantes da Reunião, moradores de São Carlos e região e integrantes da comunidade universitária da UFSCar e das demais instituições de Ensino Superior e de pesquisa do Município.

Com o tema “Luz, Ciência e Ação”, em alusão ao Ano Internacional da Luz, o evento começou com uma programação cultural que, dentre outras atividades, teve apresentação da música “Luz”, composta por Edmundo Villani-Côrtes, professor aposentado da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e executada por Yara Galvão Gobato, professora e pesquisadora do Departamento de Física da UFSCar que trabalha com a interação da luz com a matéria.

Durante a cerimônia, várias homenagens foram realizadas a figuras marcantes para a Ciência brasileira. O primeiro homenageado foi Luiz Hildebrando Pereira da Silva, um dos mais respeitados especialistas em doenças tropicais do mundo que faleceu em setembro do ano passado. Outro homenageado foi Leopoldo de Meis, pesquisador que, além de contribuições importantes na sua área principal de atuação, a Bioquímica, também foi referência nas áreas de Sociologia da Ciência, Educação Científica e Cienciometria. De Meis também faleceu no final de 2014. Por fim, a Reunião Anual de 2015 também homenageia o professor, pesquisador e historiador Mário Tolentino, um dos maiores educadores de São Carlos, inicialmente na Educação Básica e, depois, na UFSCar.

Na fala dos integrantes da mesa da cerimônia, o destaque ao papel da Ciência e da Tecnologia no desenvolvimento do País marcou o conjunto de pronunciamentos. O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, ao falar sobre o momento histórico vivido pela Educação Superior brasileira, resgatou a transformação pelas quais as universidades federais passaram nos últimos anos, com um crescimento sem precedentes na história do País, e associou a essa transformação grandes desafios para o futuro. “Nesta edição da Reunião Anual teremos, pela primeira vez, a SBPC Inovação, evento que sem dúvida configurará oportunidade ímpar de avançarmos em relação a essa temática que é um dos pilares da possibilidade de concretizarmos plenamente o potencial de contribuição de nossas universidades e institutos de pesquisa ao desenvolvimento do Brasil”, avaliou o dirigente.

Já a Presidente da SBPC, Helena Nader, associou o ambiente de elevado estímulo científico e tecnológico da cidade de São Carlos, conhecida como “Capital da Tecnologia”, ao potencial desta edição da Reunião Anual de aglutinar esforços em defesa da Ciência e da Educação de qualidade e de favorecer a articulação da produção científica e tecnológica com problemas de interesse geral do País. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, também direcionou sua fala ao desafio de combinar a universalidade da Ciência às condições históricas do Brasil neste momento, destacando, assim, a necessidade de considerar as especificidades dessas condições na busca pela emancipação científica e tecnológica do País. O Ministro também destacou a recomposição do orçamento de Ciência e Tecnologia como uma das prioridades de sua pasta, afirmando que a Presidenta Dilma Rousseff já se comprometeu a incluir a Ciência e Tecnologia nos 50% ainda não regulamentados do fundo social do pré-sal.

Já o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, defendeu que “não há democracia sem relevo dado à Ciência, à Tecnologia, à Inovação e à Cultura, e não há Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura que sejam consistentes se não houver democracia”. Ribeiro anunciou, durante a cerimônia, que o Ministério está preparando dois editais que visam justamente valorizar o Brasil e sua história, um destinado à produção de biografias de personagens históricos do País e outro à produção de materiais sobre insurreições populares brasileiras que, nas palavras do Ministro, ainda não foram suficientes abordadas.

A programação da 67ª Reunião Anual pode ser acompanhada em www.sbpc.ufscar.br e, também, na página do evento no Facebook.

Ascom UFSCar