UFSCar e Prefeitura de Sorocaba assinam protocolo de intenções para a construção de um Campus Olímpico na cidade

UFSCar e Prefeitura de Sorocaba assinam protocolo de intenções para a construção de um Campus Olímpico na cidade

Espaço será destinado à prática do esporte e ao desenvolvimento de programas educacionais

Nesta quarta-feira (11), o Reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho, reúne-se com o Prefeito Municipal de Sorocaba, Vitor Lippi. No encontro será assinado um protocolo de intenções que prevê a implantação de um Campus Olímpico no Município com projeto elaborado em parceria entre a Universidade e a Prefeitura.

O Campus Olímpico abrigará um ginásio poliesportivo, preparado para as modalidade de Basquete, Futebol de Salão, Handebol e Vôlei; conjunto aquático; pista de atletismo; e centro de convenções e eventos. O espaço pretende contribuir na transformação de Sorocaba e região, oferecendo condições necessárias ao estímulo da prática esportiva, ao desenvolvimento de programas educacionais, de integração de jovens e comunidades carentes e de aprimoramento de desempenho. O terreno para a construção do empreendimento pertence à Prefeitura de Sorocaba e possui uma área de 300 mil metros quadrados.

A ideia da implantação do espaço e a parceria entre a UFSCar e a Prefeitura ganhou força em 2008, durante a abertura da Copa Davis, quando o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, esteve em Sorocaba. Na ocasião, o prefeito Vitor Lippi pediu o apoio do Ministro para viabilizar a construção de uma pista de atletismo e de um Centro Olímpico. À época, o ministro sugeriu a parceria entre a Prefeitura e UFSCar para a construção de uma área poliesportiva e uma pista de atletismo.

Com a instalação do Campus Olímpico, a UFSCar pretende implantar, no campus Sorocaba, os cursos de graduação em Educação Física e de Fisioterapia Esportiva. “Esse protocolo de intenção é mais um passo para que esse empreendimento seja realizado”, destacou Isaías Torres, diretor do Campus Sorocaba, acrescentando que “essa união é muito bem vinda e fortalece ainda mais a relação de parceria entre a UFSCar e a cidade de Sorocaba”. A assinatura do protocolo será realizada no gabinete da Prefeitura, no sexto andar do Paço Municipal.

Compartilhar