UFSCar e UNEMAT se unem para oferecer curso de doutorado em Sociologia

Inscrições podem ser feitas até o dia 8 de janeiro; curso acontece em Cáceres, no Mato Grosso

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com o período de inscrições aberto no processo de seleção de candidatos ao curso de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Sociologia, oferecido em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

No total são oferecidas 20 vagas, sendo 12 destinadas a docentes efetivos da UNEMAT, duas vagas para profissionais técnicos efetivos da Educação Superior da UNEMAT, quatro vagas para docentes efetivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e duas vagas para servidores efetivos vinculados a Órgãos e Secretarias do Estado de Mato Grosso.

O processo seletivo consta de três etapas, todas eliminatórias. A primeira consiste na análise do projeto de pesquisa que será apreciado por pareceristas ad hoc do PPGS; a segunda etapa consiste no exame de proficiência em língua estrangeira e, na terceira etapa, será realizado o exame oral centrado no currículo, histórico e projeto de pesquisa do candidato.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de janeiro de 2016, pessoalmente ou por meio de procuração simples, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UNEMAT, localizada na Avenida Tancredo Neves, 1.095, Cavalhada, na cidade de Cáceres (MT). O edital de seleção está disponível nas páginas do PPGS (www.ppgs.ufscar.br) e da UNEMAT (www.unemat.br/posgraduacao). Mais informações também pelos telefones (65) 3221-0045 ou (65) 3221-0040.

 

Sobre a parceria

O DINTER é fruto de um Termo de Cooperação que prevê a conjugação de esforços para promover a parceria entre as universidades envolvidas. De acordo com Valter Roberto Silvério, docente do Departamento de Sociologia da UFSCar e Coordenador Acadêmico do DINTER em Sociologia, além do curso oferecido, existe o compromisso do PPGS/UFSCar de assessorar a formação de um programa de pós-graduação em Sociologia na UNEMAT. Como contrapartida, a UNEMAT irá custear todas as despesas operacionais necessárias à realização do programa de doutorado. O curso deverá ter início, na cidade de Cáceres (MT), no dia 16 de fevereiro de 2016.

Coordenadoria de Comunicação Social – Universidade Federal de São Carlos