UFSCar – Escravidão moderna é tema de palestra

“O que há de errado a respeito da ‘escravidão moderna/contemporânea’?” é o título da palestra que será ministrada por Julia O’Connell-Davidson, Professora Titular da Universidade de Bristol, do Reino Unido, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento, que integra a série “Quartas Sociológicas” – realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e pelo Departamento de Sociologia (DS) da Universidade -, acontece excepcionalmente nesta terça-feira, 9 de abril.

As primeiras pesquisas de O’Connel-Davidson analisaram os efeitos da privatização nas relações de trabalho e emprego na indústria da água no Reino Unido. Mais tarde, ela desenvolveu seu interesse no trabalho e na vida econômica através de pesquisas sobre: trabalho sexual, turismo sexual, trabalho doméstico, migração e mobilidades e discussões críticas sobre ‘tráfico’ e ‘escravidão moderna’.

A pesquisadora aborda essas questões substantivas por meio de uma preocupação teórica alinhada com as críticas marxistas, feministas, dos estudos raciais e pós-coloniais ao liberalismo, além de levar em consideração como essas perspectivas teóricas dialogam ou não uma com a outra. Dentre diversos livros e artigos publicados na área, estão “Modern Slavery: The Margins of Freedom”; e “Revisiting Slavery & Antislavery”, ambos publicados pela Palgrave.

O evento, aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia, tem início às 18 horas e acontece na Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), localizada no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações estão disponíveis no site do PPGS, em www.ppgs.ufscar.br.