UFSCAR – Etnografia dos problemas de pressão é foco de livro

Obra traz uma abordagem da Antropologia da Saúde sobre a hipertensão arterial

Foi a partir dos anos 1990 que a Biomedicina mudou o paradigma da prática clínica do profissional da Saúde. O tratamento e a prevenção das doenças deixam de ser o foco, que passa a ser a investigação centrada no cuidado ao paciente. Nessa perspectiva, a EdUFSCar, editora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está lançando “Descontrolada – uma etnografia dos problemas de pressão”, de autoria de Soraya Fleischer.

Apoiada na Antropologia da Saúde, na Antropologia Médica e na Saúde Coletiva, a autora faz uma narrativa envolvendo moradores da comunidade da Guariroba, na Ceilândia (DF), sobre o problema de pressão e os dilemas diários de quem vive com ele. “Através da escrita comovente da Dra. Fleischer, convivemos com ‘corpos femininos, negros, nordestinos e excluídos’ que sofrem os ‘problemas de pressão’ dentro do seu mundo local moral – o ponto de partida do estudo. A autora dá voz àquelas mulheres – dona Filomena, dona Anunciação, dona Mônica e outras – que têm a experiência vivida, a autoridade moral para opinar e muitas histórias para contar”, escreveu no prefácio da obra Marilyn Nations, professora da Universidade de Fortaleza.

O livro é composto por sete capítulos: “Destino Ceilândia”: os caminhos e os percalços na construção de dois problemas; Da roça à cidade: a Guariroba, suas ruas, suas casas, suas famílias; Os problemas de pressão: entre os problemas da vida e os problemas do mundo; O postinho e seus serviços: o grupo da pressão como espaço estratégico de cuidado; A lógica do controle: da pressão à paciente descontrolada; Remédios, comidas, números e gente danada: a peleja e o cuidado da velhice com pressão alta na Guariroba; e Anotações finais: “Não se preocupe. Com o tempo, você aprende a dançar”.

“Descontrolada é, enfim, uma obra inédita. (…) A autora legitima a voz e a vez das mulheres idosas, empobrecidas e esquecidas. Porque são elas que sofrem ‘problemas de pressão’, nada mais justo do que contar a experiência vivida de adoecer pelo ponto de vista delas. Para os profissionais de Saúde, o livro contextualiza casos clínicos de ‘hipertensão’ nos sentidos e significados dos seus pacientes. O texto amplia a noção de ‘controle’ da pressão descontrolada entre mulheres fragilizadas e aponta as violências estruturais que dificultam uma resolução do problema de pressão numa maneira eficiente e empática”, descreveu Nations.

Mais informações sobre a obra podem ser obtidas no site www.edufscar.com.br.

Lançamento
O livro “Descontrolada – uma etnografia dos problemas de pressão” será lançado no dia 12 de julho, às 18 horas, no Auditório do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA), em Porto Alegre (RS); e no dia 19 de julho, às 12 horas, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.