UFSCar faz seleção especial para estudantes refugiados no Brasil

Brasília – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para selecionar refugiados que queiram estudar na instituição em 2011. Desde o ano passado, a UFSCar reserva pelo menos uma vaga em cada curso para pessoas nessa situação. Para ter acesso à vaga, é necessário que o candidato cumpra uma série de requisitos, além de participar de uma prova.

Atualmente, cinco refugiados estudam na instituição. Os interessados devem enviar uma carta para a pró-reitoria da UFSCar até o dia 27 de setembro. Encaminhar também o certificado de conclusão de estudos equivalentes ao ensino médio e o documento expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, comprovando a situação no país. Para os que tiver cursado o ensino médio fora do Brasil, é necessário um parecer emitido por uma instituição de ensino brasileira.

Depois da fase de apresentação dos documentos, a UFSCar divulgará no dia 13 de outubro a lista dos convocados para as avaliações. Os aprovados serão conhecidos até 15 de fevereiro de 2011. De acordo com o Ministério da Justiça, a UFSCar é uma das universidades brasileiras que integram a cátedra Sérgio Vieira de Melo, implementada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), na América Latina. O objetivo é difundir o direito internacional humanitário e o direito dos refugiados, permitindo a formação e a capacitação de estudantes nesses temas. O edital está disponível para consulta na internet.