UFSCar – Helena Nader: “A população de São Carlos e região deve se apoderar da Reunião da SBPC”

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, esteve esta semana em São Carlos e Araraquara para divulgar a 67ª Reunião Anual da entidade, que será no Campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de 12 a 18 de julho. Acompanhada do vice-reitor da Universidade, Adilson de Oliveira, Helena visitou órgãos de imprensa e fez visitas institucionais na Universidade de São Paulo (USP) – campus de São Carlos, na Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp) – campus de Araraquara e na Prefeitura de Araraquara.

“Vamos mostrar São Carlos e a região para o resto do Brasil e para o mundo de uma forma diferente. Vocês têm muitos eventos científicos, mas este congresso é diferente porque congrega todas as áreas do conhecimento”, salientou Helena. A SBPC tem cerca de 130 entidades científicas associadas de todas as áreas do conhecimento.

Helena fez questão de enfatizar que a população da cidade e da região deve participar e que o acesso às atividades é livre. “A população deve se apoderar da reunião”, salientou. A presidente disse que os ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, já confirmaram presença. “Estamos aguardando a confirmação dos ministros da Cultura e da Defesa”, salientou.

Um dos atrativos do encontro anual é a Expo T&C, uma grande mostra de ciência, tecnologia e inovação, que é realizada em uma tenda, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. “A Expo T&C reúne vários experimentos, inclusive os da Marinha e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, detalhou.

A expectativa é que a cidade receba entre 10 e 15 mil pessoas por dia para assistir conferências e debates, além de minicursos, sessões de pôsteres, simpósios, assembleias, encontros e sessões especiais. Ao lado da programação científica, a reunião conta com eventos paralelos nas chamadas SBPC Jovem, SBPC Indígena, SBPC Cultural e SBPC Inovação, cujas atividades são organizadas pela UFSCar.
“Nós que somos os anfitriões da SBPC estamos trabalhando bastante”, disse o vice-reitor, que é o responsável pelo Comitê Executivo Local. “A inovação é uma marca de São Carlos, queremos mostrar isso para o país”, salientou Oliveira.

Acompanhe as notícias e se organize para participar do maior evento científico da América Latina. Os canais de informação e comunicação são os sites www.sbpc.ufscar.br e www.sbpcnet.org.br, além da página www.facebook.com/sbpcsaocarlos.

Ascom UFSCar